Hoje iremos falar de um rei que foi considerado como um dos grandes portugueses da historia de Portugal, hoje iremos falar de D. João II, ficando conhecido como Príncipe Perfeito.
D. João II nasceu no Castelo de São Jorge, no dia 4 de Maio de 1455, filho do rei D. Afonso V e de Isabel de Coimbra, sendo o filho mais novo do rei e único filho barão vivo.
Poucos meses depois da sua nascença, a vida de D. João sofre um revés, quando Isabel de Coimbra, sua mãe, morreu precocemente.
Enquanto príncipe, D. João acompanhou o seu pai nas campanhas em África.
Em 1471, D. João casa-se D. Leonor de Viseu, nesse mesmo ano em Arzila, no norte de Marrocos, D. João foi armado como cavaleiro.
Em 1474, D. João assume o controlo da politica, enquanto D. Afonso V lutava contra os castelhanos.
Em 1475, nasce o infante D. Afonso.
Em 1477, D. Afonso V, abdica do trono, D. João II, se tornou rei, mas quatro dias depois volta atrás e reassume o trono.
Em 1481, D. Afonso V morre e D. João II reassume o trono de Portugal e é coroado pela primeira vez, o rei decidiu tirar o poder a aristocracia e passar para ele.
Em 1984, o primo do rei, Diogo, duque de Viseu, conspirava contra o rei, certa noite Diogo vai ter com o rei para mata-lo, mas o rei sabia da conspiração e apunhalou o primo.
Sem oposição, D. João II decide focar-se no caminho marítimo para a Índia, para isso mandou Bartolomeu Dias e Pêro da Covilhã para a viagem.
Enquanto Pêro da Covilhã explora o continente africano Bartolomeu Dias consegue dobrar o Cabo da Boa Esperança, sendo o primeiro a chegar ao Oceano Índico.
Em 1491, a vida de D. João II sofre o maior revés da sua vida, quando o príncipe herdeiro morre numa misteriosa queda de cavalo, devido a esse acontecimento, o rei tentou legitimar o seu filho bastardo Jorge de Lencastre, mas não teve sucesso.
Em 1492, Cristóvão Colombo, pediu apoio a Portugal, para chegar à Índia pelo oeste, mas o rei rejeitou o pedido, então Cristóvão Colombo foi pedir apoio a Castela que aceitou de imediato.
Em 1494, depois de Cristóvão Colombo descobrir a América, Castela e Portugal assinaram o Tratado de Tordesilhas, em que dividia o mundo a meio para delinear os territórios de cada país.
Em 1495, D. João II delineou o caminho marítimo para a Índia, mas morre com suspeitas de envenenamento e para seu lugar o trono passou para as mãos de D. Manuel I, filho adotivo de D. João II.



Comentários
Enviar um comentário