- Obter link
- X
- Outras aplicações
- Obter link
- X
- Outras aplicações
A Quinta do Parreira ou também conhecida como Casa do Professor localizada na freguesia de Santiago de Riba-Ul em Oliveira de Azeméis, é um património que se encontra abandonado e em ruínas.
Mandado construído no século XIX por um médico importante da região conhecido como Doutor Aguiar, para alem desta propriedade o médico tinha várias propriedades na região do Porto.
Consta que esta propriedades pertenceu aos país de António de Castro Alves Ferreira da Silva, António foi um célebre professor universitário da Universidade do Porto que viveu durante a sua infância e adolescência nesta casa e esse foi o motivo que deram o nome de Casa do Professor.
Esta propriedade foi vendida a Domingos Parreira, um importante cidadão com origem de Cabreiros, uma freguesia de Arouca, que conquistou a simpatia da população de Riba-Ul porque arranjou trabalho aos cidadãos locais nas minas de volfrâmio em Cabreiros, foi o proprietário que usou o seu sobrenome para dar o nome da quinta.
Com a morte de Domingos e a falta de filhos a quinta passou por uma herança conturbada por causa dos sobrinhos, acabando por ficar com um sobrinho que seguiu o mesmo passos do tio e quando morreu deixou aos sobrinhos que estavam emigrados no estrangeiros e depois de isso a casa ficou abandonado.
Atualmente a casa se encontra em ruinas, sobre o dono deverá ser de algum familiar do sobrinho de Domingos Parreira que estando emigrado deixou a casa ao abandono, a solução de recuperar a propriedade é a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis comprar a quinta para algum serviço publico ou para algum museu, ou os herdeiros colocarem à venda para este local ganhar nova vida.
Algumas imagens da Casa do Professor:
Marcos Martins
Comentários
Enviar um comentário