- Obter link
- X
- Outras aplicações
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Na freguesia de Frazão, em Paços de Ferreira, podemos encontrar uma construção que remonta ao século XVII e que atualmente se encontra abandonada a essa construção chamaram-na a Casa da Praça.
A casa pertenceu à família Álvares Barbosa, uma família importante e nobre do norte de Portugal, de tanta importância que possuía brasão, há quem diga que essa família era proprietária da casa, pouco tempo antes de ser abandonada.
A construção possuía traços do barroco final, para além da casa a construção possuía uma capela que foi consagrada a São Paulo.
O proprietário mais antigo que há registro foi Manuel Alvares, que era cofreiro e juiz dos órfãos, também era subcontratador dos negócios de tabaco, nessa altura a família era conhecida por família Alvares.
O seu filho, Manuel Alvares da Praça, toma conta dos negócios do pai e casa-se com Catarina Barbosa, e a partir dai a família mudou o nome para Alvares Barbosa.
O casal teve quatro filhos, entre eles se destaca Gaspar Alvares Barbosa, que foi militar e homem de negócios, também foi cavaleiro da Ordem de Cristo e foi Capitão de Ordenanças na Freguesia e Ordem de Frazão.
Durante o reinado de D. Maria II alguns membros da família tinham cargos na 4ª Companhia dos Voluntários do Batalhão Nacional.
Esta família esteve ligada à política do município de Paços de Ferreira, outros esteve ligados aos militares e outros a negócios.
Não se sabe a quem pertencia a casa antes de ser abandonada, mas conta-se que esta casa está assombrada e foi essa a razão que foi abandonada.
Algumas imagens da Casa da Praça:
Marcos Martins
Comentários
Enviar um comentário