Personalidades - D. João II

Factos de Portugal - Rivalidades entre cidades


Hoje falaremos das rivalidades entre cidades portuguesas, rivalidades que duram à muitos séculos, uns por causa da importância das cidades, outros por causa de algum produto especifico e outros por causa da proximidade das cidades.
As rivalidades que iremos falar é entre Porto e Lisboa, entre Guimarães e Braga, entre Covilhã e Castelo Branco, entre Ilhavo e Gafanha da Nazaré, entre Póvoa do Varzim e Vila do Conde, entre Lamego e Peso da Régua, entre Aveiro e Coimbra e entre Vila Nova de Poiares e Miranda do Corvo


A rivalidade entre Porto e Lisboa é a mais conhecida, esta rivalidade já dura à séculos desde dos petiscos, às bebidas, à soberania da cidade são alguns dos casos que existe.
Lisboa tem inveja da riqueza, do comércio, das belas ruas, o conforto das casas, de alguns eventos, do bem estar e da simpatia das pessoas do Porto e o Porto tem inveja da soberania, do poder e das prioridades de Lisboa.
A rivalidade de entre Braga e Guimarães começou antes da origem de Portugal, tudo começou na época que o Condado Portucalense nasceu, nessa época Braga era conhecida por como a cidade dos arcebispos e era a cidade mais importante a nível histórica mas o conde preferiu estabelecer a sua residência em Guimarães e atraindo muitos burgueses para a cidade, posteriormente ficou conhecida pela cidade que nasceu Portugal e com a saída da corte para a Coimbra a situação não acalmou, principalmente a nível religioso, certa altura os arcebispos de Braga foram a Guimarães e foram ameaçados pelas freiras de Santa Clara com facas, a situação tomou maiores proporções quando Braga foi nomeado como capital de distrito do concelho de Guimarães.
Outra rivalidade histórica de Portugal é a rivalidade entre a Covilhã e Castelo Branco, as duas cidades sempre andaram em guerra por causa do desenvolvimento da economia, mas o conflito por domínios de duas terras levou a que os pastores da Covilhã fosse massacrados pelos habitantes de Castelo Branco, após o massacre a rivalidade acalmou.
A rivalidade entre Ílhavo e Gafanha da Nazaré teve origem na pesca do bacalhau, por causa da tripulação dos barcos, os capitães das embarcações eram de Ílhavo e os marinheiros  eram da Gafanha da Nazaré e devido a isso, os habitantes de Ílhavo tinham a superioridade aos habitantes de Gafanha da Nazaré.


A rivalidade da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde existe por causa da proximidade das duas cidades.
A rivalidade do Peso da Régua e de Lamego é uma rivalidade que o rio Douro separa, as pessoas de um dos lados do rios estão proibidos de namorar com as pessoas do lado oposto, chegando a chamar nomes uns aos outros.
A rivalidade entre Aveiro e Coimbra começou quando Aveiro criou uma universidade para competir com Coimbra, mas sem efeito, porque Coimbra manteve a sua importância.
E a última rivalidade que falaremos é da rivalidade entre Miranda do Corvo e Vila Nova de Poiares acontece por causa da Chanfana, porque em 2001, Vila Nova de Poiares registou a marca de Capital Universal da Chanfana e Miranda do Corvo em 2005 registou a marca Capital da Chanfana.

Comentários