- Obter link
- X
- Outras aplicações
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Rabo de Peixe é uma vila situada na ilha de São Miguel, nos Açores, que vive da pesca mas no dia 6 de Junho de 2001 tudo mudaria para essa pequena vila piscatória.
Ainda de madrugada um veleiro que tinha partido da Venezuela, com destino a Espanha, ficou preso, para soltar o barco, Antoni Quinzi, o navegador do veleiro, se livrou da carga para o mar.
Durante o dia, a carga que se encontrava no veleiro deu à costa, a grande maioria da população não sabia o que era mas alguns foram experimentar o produto e identificaram que era cocaína pura.
Com a identificação do produto e o seu valor, alguns habitantes da ilha começou a vender o produto a pessoas nas ruas e nos cafés que vendiam um copo de cerveja com cocaína por cinco mil escudos, com a pobreza da população local e o rápido aumento da distribuição da cocaína pela vila, as pessoas começaram a ficar dependente da droga.
Passado alguns dias da carga ter dado à costa, várias pessoas começaram a usar o produto em excesso e com isso começaram a dar entrada no hospital, com overdose e sinais de intoxicação, 20 pessoas acabaram por não aguentar a overdose e acabaram por morrer, o hospital informou à Polícia Judiciária que várias pessoas estavam a entrar no hospital com sinais de um exagerado consumo de droga e que todos vinham de Rabo de Peixe.
A Polícia Judiciária começaram a investigar os habitantes da vila, depois de tanta pressão e muita investigação, descobriram de onde tinha vindo a carga e descobriram 400 quilos de droga, o navegador do veleiro acabou por ser preso e condenado a 10 anos de prisão, sendo o único detido na operação, o navegador confessou que trazia 500 quilos de cocaína, o restantes 100 quilos nunca foi descoberto teorizando que os habitantes de Rabo de Peixe esconderam a droga.
A partir dessa data a vila se tornou o local com mais toxicodependentes de Portugal e os traficantes começaram a incluir na rota do tráfico.
Para mim a polícia poderia ter investigado melhor, para descobrir a restante cocaína, deviam ter detido os traficantes que permaneceram na vila e devia de ter controlado mais o mar para acabar com o tráfico de droga que entrou na vila depois do incidente.
Comentários
Enviar um comentário