Rota das Aldeias Históricas de Portugal - Idanha-a-Velha



Idanha-a-Velha é uma das aldeias históricas de Portugal localizada no concelho de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, que fica cercada por uma muralha romana.
Idanha-a-Velha vem perdendo população desde os anos 60 por causa do envelhecimento da população e do afastamento das pessoas para os centros urbanos e para o estrangeiro.
Em 2017, Idanha-a-Velha foi nomeada na categoria de aldeia monumento nas 7 Maravilhas de Portugal - aldeias.


A população de Idanha-a-Velha foi fundada no século I antes de Cristo, na altura dominada por romanos e se tornando uma importância extrema por causa da ligação entre a Guarda e Mérida.
Durante o período que os romanos permaneceram em Portugal, foram construídas várias construções entre elas se destacam a muralha, a Catedral de Idanha-a-Velha e as Torre dos templários.
Depois de passar nas mãos dos Suevos e dos Mouros, D. Sancho I conquistou o território para as mãos portuguesas.
D. Sancho II concedeu a carta foral a Idanha-a-Velha com o objetivo de aumentar a população local.
No reinado de D. Dinis Idanha-a-Velha foi doada à Ordem de Cristo que permaneceu com até à extinção das ordens religiosas.
Em 1514, D. Manuel I concedeu um novo foral a Idanha-a-Velha.
Em 1879, o concelho de Idanha-a-Velha foi extinto, passando para o concelho de Idanha-a-Nova.


Em Idanha-a-Velha podemos encontrar a Muralha romana, a Catedral, a Torre dos Templários, a Igreja da Misericórdia, o Pelourinho, o Solar da família Marrocos entre muitos outras.

Comentários