Rota das Aldeias Históricas de Portugal - Belmonte



No norte do distrito de Castelo Branco, podemos encontrar mais uma das Aldeias Históricas de Portugal, que se trata da vila de Belmonte.
Uma vila conhecida pela sua comunidade judaica e pelo lugar onde Pedro Alvares Cabral nasceu e viveu os primeiros anos.
Belmonte ainda possui uma torre com origem desconhecida, que se trata da torre Centum Cellas.


Durante o reinado de D. Afonso Henriques, as terras de Belmonte foi doada para o Bispo de Coimbra que na altura era D. Miguel Salomão.
Em 1211, D. Sancho I concedeu a carta foral à vila de Belmonte.
No reinado de D. Afonso III, o rei ordenou ao bispo de Coimbra da altura que fosse construído o castelo e uma torre, nessa mesma altura o Bispo da Guarda comprou e vendeu casas no recinto do castelo, três anos mais tarde Belmonte foi transferida para os domínios da Sé da Guarda, ficando as possessões laicas para a Sé de Coimbra.
No reinado de D. Dinis, foram concluídas a construção da torre e do castelo, e foram demolidas as casas que estavam no interior da muralha para a construção da torre da menagem.
Possivelmente tenha sido nesta altura que a comunidade judaica estabeleceu-se em Belmonte, construindo a sinagoga.
Após o tratado de Alcanizes, Belmonte perdeu importância estratégicas mas a população continuou a aumentar para o exterior das muralhas e nessa época a administração foi entregue à família Cabral.
Durante a crise de 1383-85, Belmonte perdeu parte da sua muralha e ao mesmo tempo o Bispo de Coimbra trocou a vila de Belmonte pela vila de Arganil.
No reinado de D. João I, o rei nomeou a Luís Alvares Cabral como alcaide de Belmonte, que mandou reconstruir a muralha.
Em 1510, Belmonte recebeu uma nova carta foral.
Em 1527, Belmonte tinha a segunda maior densidade populacional da comarca de Castelo Branco.
Durante a Guerra da Restauração, a defesa de Belmonte foi modernizada.
Nos fins do século XVII, ocorreu um incêndio no castelo que destruiu o seu interior.
No inicio do século XX, o castelo serviu como prisão, depois disso o castelo foi distinguido como Monumento Nacional, sendo recuperado entre 1940 a 1960.
Em 2005 foi construído o primeiro museu dedicado ao povo judeu em Portugal, que se trata do Museu Judaico de Belmonte.


Em Belmonte podemos encontrar o Castelo, o museu judaico, a torre Centum Cellas, a Sinagoga, a igreja matriz, a igreja Santiago, o pelourinho, a Rua Direita e a Judaria.


As personalidades mais importantes de Belmonte pertenceram à família Cabral, onde Pedro Alvares Cabral se distinguiu, conhecido por ser o navegador que descobriu o Brasil no ano de 1500, quando tinha o objetivo de chegar à Índia.
Outra personalidade que teve uma breve passagem por Belmonte foi Zeca Afonso, ficou conhecido por ser um musico impulsionador da revolução liberal e que passou alguns anos da sua infância na casa da avó e de um tio após regressar de Moçambique. 

Comentários