Rota das Aldeias Históricas de Portugal - Sortelha



Em plena beira alta mais precisamente no concelho do Sabugal podemos encontrar a aldeia de Sortelha, mais uma das Aldeias Históricas de Portugal.
Sortelha é uma aldeia rodeada por muralhas, composta por casas de granito como a maioria das aldeias históricas.


Na época da reconquista cristã a aldeia era conhecida por Pena Sortelha, que na altura era uma defesa fronteiriça e era disputada por Portugal e Castela.
Em 1187, D. Sancho I tomou medidas para repovoar o lugar e as medidas tiveram efeitos imediatos, porque o lugar começou a crescer.
Em 1228, o rei D. Sancho II concedeu a Sortelha o Foral, foi nessa época que provavelmente o castelo foi construído.
No reinado de D. Dinis a muralha foi melhorada e alguns anos depois foi assinado o tratado de Alcanices, que determinou a fronteira de Portugal e Castela.
No reinado de D. Fernando foi criada uma nova muralha cercando Sortelha.
Em 1510, D. Manuel I renovou o foral de Sortelha, poucos anos depois o castelo foi alvo de recuperação e de melhoramentos.
Depois da Restauração da Independência a muralha foi recuperada e adaptando a estrutura defensiva aplicando fogo de artilharia.
Sortelha esteve envolvido em várias operações militares, entre elas a Guerra Peninsular.
Em 1855, Sortelha deixou de ser sede de concelho e depois disso o castelo entrou em decadência.
Em 1910 o castelo de Sortelha foi classificado como Monumento Nacional.


Em Sortelha podemos encontrar a porta principal da aldeia, um pelourinho do século XVI, várias casas de cidadãos que viveram em Sortelha ao longo da história, a residência paroquial, a torre sineira, os Passos da via-sacra, fontes de mergulho e de Azenha, o Troço de calçada medieval, a Ermida de São Cornélio e o Cabeço de São Cornélio.
Possui ainda um posto de turismo, algumas casas de alojamento local e alguns espaços de restauração e artesanato.


A nível de personalidades, Sortelha não possuiu grandes personalidades importantes, os mais famosos eram comerciantes e alcaides locais.

Comentários