Rota das Aldeias históricas de Portugal - Castelo Rodrigo


Castelo Rodrigo é mais uma das Aldeias históricas de Portugal, que no passado era sede de concelho e que em 1836 foi transferida para São Vicente Mártir que mudou o nome para Figueira de Castelo Rodrigo por causa da falta de espaço no interior da muralha.
O castelo de Castelo Rodrigo encontra-se em ruínas devido à consequentes guerras ocorridas no local por causa da proximidade da fronteira de Espanha.
Apesar do castelo em ruínas, as casas mantem-se intactas e habitáveis, algumas são para residentes e outras para comércio. 



Esta região passou pelas mãos dos túrdulos, posteriormente por romanos e depois por mouros.
No século XI, Castelo Rodrigo foi conquistado pelo reino de Leão e foi no domínio que Castelo Rodrigo foi elevada a vila e passou a ser sede de concelho.
Só em 1297, com a assinatura do tratado de Alcanizes, que Castelo Rodrigo passou para as mãos de Portugal, e D. Diniz confirmou que Castelo Rodrigo continuava como sede de concelho e reforçou as muralhas.
Durante a Crise de 1383-85, a povoação de Castelo Rodrigo foi fiel a D. Beatriz e foi um dos locais mais fustigado pelas batalhas, devido a essas batalhas a povoação foi saindo de Castelo Rodrigo, deixando-a despovoada, no final desta crise, com a vitória de D. João I, o rei ordenou como castigo, que o elmo real fosse invertido e que fosse retirado a sede de concelho.
Em 1508, D. Manuel I mandou melhorar o castelo e concedeu um novo foral elevando novamente a sede de concelho.
Nos anos posteriores a população foi aumentando, até ao século XVII, quando a população deixou de ter espaço para construir casas novas por causa da ocupação máxima no interior da muralha e por causa do terreno sinuoso no exterior da muralha, a população começou a procurar um lugar para construir novas casas.
Mas em 1664, durante a Guerra da Restauração, Castelo Rodrigo sofreu mais um golpe para a redução da população, depois de perderem várias batalhas no Alentejo e de Sebradillo ser saqueado, uma força espanhola com 5000 homens entraram pela fronteira mais próxima de Castelo Rodrigo e cercaram a vila, desprevenidos e só com 150 homens, um mensageiro conseguindo escapar do cerco, localizou Pedro Jacques Magalhães, na altura era governador das armas da província da beira, avisando o que se estava a passar em Castelo Rodrigo, Pedro Jacques Magalhães reuniu vários homens e se dirigiram para Castelo Rodrigo, quando chegaram ao local, as forças espanholas já tinham bombardeado a vila, então as forças portuguesas contra-atacaram derrotando a força espanhola.
Depois dessa batalha, as defesas de Castelo Rodrigo foram ignoradas pelos reis de Portugal, isso levou as pessoas a abandonar a vila.
Em 1836, Castelo Rodrigo perdeu a sede de concelho para Figueira de Castelo Rodrigo.


Em Castelo Rodrigo podemos encontrar a Igreja Matriz do século III, as ruínas do Palácio de Cristóvão de Moura, Poço-cisterna, janelas manuelinas e a Cruz da Vila.


Uma das personalidades importante de Castelo Rodrigo foi Cristóvão de Moura, foi uma figura-chave para o início do domínio filipino em Portugal, mandou construir o seu palácio no local onde estava o castelo e se tornou o primeiro conde de Castelo Rodrigo, durante a restauração a população uniu-se e destruíram o palácio.
Outra das personalidades importantes de Castelo Rodrigo foi Efraim Bueno, um judeu que nasceu em 1599 em Castelo Rodrigo, que se tornou um cristão-novo com o nome de Martim Alvares Bueno e que se tornou médico na Holanda, atual Países Baixos, mas foi a comunidade judaica holandesa que o tornou numa figura importante.
E a outra personalidade importante de Castelo Rodrigo foi Pedro Jacques Magalhães como anteriormente referido, libertou Castelo Rodrigo do cerco espanhol.

Comentários