Rota das Aldeias históricas de Portugal - Marialva




Localizada no concelho de Meda, Marialva é a aldeia histórica de Portugal localizada mais a norte de Portugal, uma aldeia que já foi vila e sede de concelho até ao ano de 1855 quando perdeu a sede para o concelho de Meda, essa perca deveu-se à diminuição da população de Marialva.

Marialva por dentro das muralhas

Antes da reconquista no século VI antes de Cristo que era conhecida como Cidade dos Aravos que foi um castro situado no alto de um monte rochoso.
Na época romana, o lugar foi reconstruído e o nome foi mudado para Cividade dos Áravos, mais precisamente na época de Trajano e Adriano, Marialva foi um ponto de confluência e cruzamento de vias, entre as quais a via que ligava Guarda a Numão.
Após o império romano, os Godos instalaram-se na região alterando o nome para São Justo e depois foi conquistada pelos árabes que voltaram a mudar o nome para Malva.
Em 1063, a região foi reconquistada por D. Fernando Magno de Leão voltando a mudar o nome do local para o nome que hoje conhecemos de Marialva.
Até 1179, Marialva ficou despovoada e abandonada, então D. Afonso Henriques mandou povoar e concedeu-lhe o primeiro foral.
D. Sancho I reconquistou-a em 1200 e logo de seguida Marialva foi repovoada, construindo casas medievais fora das muralhas.
No reinado de D. Dinis foi criada a feira a realizar-se aos dias 15 de cada mês que concedia diversos privilégios para moradores e feirantes, que levou muitos judeus a morar em Marialva.
O castelo teve vários pontos focais durante a sua existência o caso da crise de 1383 a 1385 o castelo e Marialva apoiaram o partido do Mestre de Avis.
Em 1512, D. Manuel concede um foral novo a Marialva e procederam obras no castelo tornando Marialva numa das praças de guerra mais forte de Portugal.
Na época da restauração, o castelo sofreu novas obras de restauro.
Em 1978, o Castelo de Marialva foi classificado como monumento nacional.
E no final do século XX o castelo sofreu obras de recuperação para entrar na rota das Aldeias Históricas de Portugal.
Em Marialva, podemos encontrar o Pelourinho do meio do século XVI, a antiga Câmara Municipal que também foi utilizada como Tribunal e cadeia e posteriormente como escola, podemos ainda encontrar a casa da judia, a igreja de São Tiago, a capela Senhor dos Passos, a igreja de São Pedro e o Solar dos Marqueses de Marialva.

Marialva por fora da muralha


Vasco Fernandes Coutinho ficou marcado na história de Marialva por ser o primeiro conde de Marialva, atribuído em 1440 pelo rei D. Afonso V, um título que teve cinco pessoas e que foi extinto 94 anos depois.
Outra personalidade conhecida de Marialva foi D. António Luís Meneses que foi nomeado como o primeiro Marquês de Marialva, que também era Conde de Cantanhede, o título de marquês passou por seis pessoas, sendo extinto em 1823 devido á falta de herdeiro e a extinção de vários títulos em Portugal.
Uma das personalidades mais importantes de Marialva foi Luís Bernardo de Távora, que era alcaide de Marialva e Marquês de Távora que foi um dos principais implicados no atentado do rei D. José I, depois da sentença do marquês o Castelo e a aldeia foram abandonados pela população de Marialva.

Comentários