M87 Casos de polícia - O massacre da Praia do Osso da Baleia



Hoje iremos falar de um crime que ocorreu em Pombal, um crime que chocou a população de Portugal nos finais dos anos 80, que se trata do Massacre da Praia do Osso da Baleia.
Vítor Jorge residia em Amieira, em Leiria, era um homem casado com Carminda, pai de três filhos Sandra, Anabela e Manuel, trabalhava como bancário na Marinha Grande e no emprego ele sentia-se humilhado pelos colegas e Vítor tinha problemas psicológicos por causa da separação dos pais, levando a odiar toda a gente. 
No dia 1 de Março de 1987, o seu ódio levou a um nível nunca antes visto, Vítor nessa altura tinha tido um caso com Leonor dos Santos Tomás mas dias antes ela tinha acabado a relação com ele porque estava com casamento marcado com José Pacheco, sentindo-se culpada Leonor convida Vítor para ir ao seu aniversário, na noite desse dia Vítor vai ao aniversário mas na mala do seu carro ele levava uma caçadeira e uma faca de mato. 

Depois do aniversário Leonor pediu a Vítor boleia até à estação da Guia para ela, José Pacheco e mais três amigos dela, Luís, Maria do Céu e Isabel, Vítor diz que sim, na estação os seis notam que o comboio estava muito atrasado, então Vítor sugere que todos vão dar um passeio à Praia do Osso da Baleia e o restante grupo aceita, na praia eles passeiam junto à praia e deitam-se na areia, Vítor que tinha ficado para trás volta para junto deles com a caçadeira e a faca na mão, depois disso Vítor dispara sobre Leonor e José matando-os de imediato, assustados Luís, Maria do Céu e Isabel fogem mas são perseguidos por Vítor que os mata com a faca de mato.
Depois empurra os corpos de Leonor e Isabel para o mar, deixa os restantes corpos no areal e na areia escreve, “Isto foi porque tu quiseste. Os outros foi por arrastamento” e vai-se embora. 
Chegando a casa acorda Carminda e diz que precisa de ajuda, porque tinha atropelado um homem, a mulher acompanha-o e numa zona de pinhal Vítor mata a mulher com a faca de mato, de regresso a casa Anabela, a filha mais velha, depara com as roupas do pai ensanguentadas, então Vítor pede que vá com ele, e ao reparar o corpo da mãe no chão, Vítor a mata deixando lá o corpo, mais tarde Vítor volta com a filha mais nova, Vítor cansado tenta a matar mas não consegue acabando por a ferir, depois disso Vítor leva Sandra para casa e depois desaparece. 

Na manha seguinte, a polícia é chamada para a Praia do Osso da Baleia e no local encontra os corpos de Luís, José e Maria do Céu no areal e o corpo de Isabel junto ao mar, e ainda a polícia encontra os corpos de Carminda e Anabela começam a procurar por Vítor ligando os dois crimes a ele.
Três dias depois a polícia consegue encontrar Vítor num barracão em Porto de Mós e acaba por ser detido e no interrogatório confessa os crimes. Alguns dias depois o corpo de Leonor é devolvido pelo mar. Vítor foi condenado a 20 anos de prisão. Em 2001 depois de 14 anos na prisão Vítor Jorge foi libertado. Depois de ser libertado Vítor mudou-se para a Córsega, onde no dia 31 de Dezembro de 2018 apareceu morto.

Comentários