- Obter link
- X
- Outras aplicações
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Em pleno Alto Alentejo, mais precisamente no distrito de Évora, podemos encontrar Estremoz, que enquanto vila foi considerada como Vila Notável.
Estremoz é conhecido pelos seus monumentos, mas a sua riqueza é a exploração de mármore, que chega a ser exportadas para o estrangeiro.
Em Estremoz podemos encontrar o castelo de Estremoz, as muralhas medievais, o paço da audiência, a igreja matriz de Estremoz e as portas das muralhas.
Durante a reconquista cristã, em 1165, Estremoz foi conquistada por Geraldo sem pavor, mas pouco tempo depois Estremoz foi reconquistada pelos muçulmanos.
Só no século XIII, durante o reinado de D. Sancho II, Estremoz foi reconquistada definitivamente para os portugueses.
Em 1336, 11 anos depois da morte de D. Dinis, a Rainha Santa Isabel foi de Coimbra para Estremoz, de modo a evitar o embate eminente entre o seu filho D. Afonso IV e o rei de Castela Afonso XI, nesse mesmo ano a Rainha Santa Isabel acabou por morrer em Estremoz.
Em 1367 o rei D. Pedro I faleceu no convento franciscanos em Estremoz.
Na crise de 1383-85 Estremoz apoiou as forças de D. João I, sendo um ponto muito importante para as batalhas contra Castela.
Estremoz também foi importante durante a guerra da restauração foi um local importante para as forças portuguesas, porque de Estremoz as forças partiram para duas batalhas importantes com o objetivo de reconquistar as zonas fronteiriças que Espanha tinha ocupado.
A mármore branca de Estremoz é uma das riquezas de Estremoz, utilizado desde o império romano, a mármore pode-se encontrar em várias casas de Estremoz, sobre tudo nas soleiras e aros das casas de Estremoz, a grande maioria se localiza no interior das muralhas de Estremoz.
No inicio dos anos 2000 a mármore de Estremoz passou por uma crise devido à concorrência de materiais mais baratos, mas conseguiu sobreviver a essa pequena crise.
Comentários
Enviar um comentário