Lugares de Portugal - Caminha


Caminha é uma vila raiana situada no norte do distrito de Viana do Castelo, estando perto da fronteira, Caminha foi alvo de vários acontecimento históricos, tendo vários monumentos espalhados na vila incluindo a muralha seiscentista que se salvou dos bombardeamentos.
Para além dos monumentos, em Caminha podemos encontrar a foz do Rio Minho e também podemos encontrar o Rio Coura que vai desaguar à foz do Rio Minho.


Durante a  ocupação romana caminha possuía uma pequena povoação e foi construída uma pequena fortificação.
Depois da reconquista cristã foi construído um castelo primitivo, mas este castelo foi abandonado, porque a população começou a habitar junto à costa.
Durante os reinados de D. Afonso III e D. Dinis as defesas foram melhorados e foi construído um castelo situado onde atualmente é o centro da vila.
Durante a crise de 1383-85 Caminha esteve dividida, porque a maioria nobreza apoiava Dona Beatriz e os restantes apoiavam as forças de D. João I, depois da crise, as defesas foram melhoradas.
Depois da restauração da independência as defesas de Caminha foram melhoradas.


No centro podemos encontrar o Chafariz do Terreiro, que fica situado junto à Torre do Relógio, que foi construído em 1553, e a água que saia do chafariz vinha encanada de uma nascente em Moledo.
Em 1835 o chafariz foi mudado para o lugar do Pelourinho, que tinha sido demolido.


Junto à Câmara Municipal temos a Igreja da Misericórdia, que foi construída em 1559, no interior da igreja podemos encontrar a imagem de Santa Rita de Cássia, padroeira de Caminha.
A igreja foi mandada construir pela Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Caminha, irmandade fundada em 1516, por ordem de D. Manuel I.
Durante os séculos que passaram, a igreja sofreu várias obras de melhoramentos, da igreja primitiva só restou o portal principal, no século XVIII a igreja foi decorada com talha dourada em estilo barroco e rococó.


Ainda podemos encontrar a igreja matriz de Caminha ou Igreja Nossa Senhora da Assunção.
Construída sobre uma igreja românica ficando concluída em 1556, em estilo manuelino, gótico e renascentista.
Em 1910 a igreja foi classificado como monumento nacional.
Atualmente o templo foi limpo, restaurado e foi reaberto ao público.










Comentários