- Obter link
- X
- Outras aplicações
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Na nossa gastronomia existe muitos produtos e pratos, a alheira é um dos exemplos, a alheira é um dos enchidos mais vendidos de Portugal e a alheira pode ser encontrado à venda no estrangeiro.
A Alheira é um produto produzido na maioria dos casos em Trás-os-Montes, mas as alheiras mais conhecidas são as alheiras de Mirandela, uma das 7 maravilhas da gastronomia, a alheira de Vinhais e a alheira do Barroso-Montalegre.
História:
A origem da Alheira vem de Trás-os-Montes e tem duas versões, uma diz que a alheira foi criada por cristãos novos, que na altura utilizavam carne de aves em vez de carne de porco e que aquele enchido seria uma nova criação dos cristãos novos, a outra versão, a que parece mais certa é que algum produtor de enchidos caseiros criou a alheira para consumo próprio e mais tarde foi introduzida no comércio português.
Em 1996 a alheira ganhou a Proteção de Especialidade Tradicional.
Em 2007 a Alheira de Barroso-Montalegre foi registada como Indicação Geográfica Protegida e a Alheira de Vinhais foi registada no ano seguinte.
Em Setembro de 2011 a Alheira de Mirandela foi considerada como 7 maravilhas da gastronomia portuguesa.
Em 2013 com a união dos produtores de alheiras do concelho de Mirandela, a Alheira de Mirandela consegue a Indicação Geográfica Protegida e a partir desse ano a Alheira de Mirandela só pode ser produzida no concelho de Mirandela.
Produção:
Atualmente a maioria das alheiras são produzidas industrialmente, mas ainda à produtores que utilizam o método mais tradicional.
A Alheira é feita com carnes de aves, pão, banha, azeite, alho e colorau e depois de estar pronto o enchido vai para o fumo, neste processo na produção tradicional o fumo é utilizado o método antigo, mas na produção industrial é utilizado máquinas próprias para secar o enchido.
Utilização:
A Alheira é utilizado em entradas e em prato principal, a alheira pode ser grelhada, frita, pode ser utilizada para rechear rotis, fazer empadão e entre outros pratos.
Comentários
Enviar um comentário