- Obter link
- X
- Outras aplicações
- Obter link
- X
- Outras aplicações
No Baixo Alentejo podemos encontrar uma cidade com uma grande importância histórica portuguesa que se trata da cidade de Serpa.
Em Serpa podemos encontrar a igreja matriz de Serpa, as muralhas, o castelo, a torre do relógio e a casa do castelo.
Antes da ocupação romana, Serpa era habitada por pequenos agricultores mas foram os romanos que desenvolveram a agricultura em Serpa.
A partir de 1166 os mouros e os portugueses lutaram para o domínio de Serpa, só em 1295 no reinado de D. Dinis, Serpa passou definitivamente para as mãos do portugueses, de seguida foi fortificada por uma muralha.
Antes de ser rei D. Manuel I era senhor de Serpa, quando se tornou rei, em 1513 D. Manuel concedeu o foral a Serpa, com o objetivo de desenvolver a agricultura, o comércio e o artesanato.
Devido à sua proximidade da fronteira, Serpa foi quase destruída durante a guerra da Restauração.
Em 1674, o príncipe herdeiro D. Pedro, confere o títulos e os privilégios "Vila Notável", em causa estava o aumento da população de Serpa que na altura ultrapassava os 1500 habitantes.
Em 26 de Agosto de 2003, a vila de Serpa foi elevada para cidade.
Serpa é muito conhecida pela sua gastronomia entre elas estão as Migas, a açorda, o borrego à pastora, as lavadas, o gaspacho, as masmarras, os grãos com alho e louro, a "surra-burra" e a caldeirada de peixe do rio.
E também possui alguns produtos regionais como o queijo de Serpa, o vinho, o azeite, os enchidos, a doçaria regional, o pão e os produtos agro-biológicos.
A nível populacional atualmente o concelho de Serpa possui 19674 pessoas, o seu auge foi registado em 1950 quando o concelho de Serpa tinha mais de 35000 pessoas.
Comentários
Enviar um comentário