Investigação M87 - O desemprego jovem



Nos dias de hoje Portugal sofre com o desemprego de pessoas abaixo dos trinta anos e em alguns casos as pessoas são obrigadas a procurar emprego no exterior de Portugal.
A maioria dos casos de desemprego jovem de Portugal são pessoas que tiram um curso superior e no final do curso não encontra emprego na sua área.
Outro caso de desemprego jovem é de em alguns empregos exigirem experiência profissional, não dar oportunidade às pessoas que procuram emprego.

Como antigamente não havia tanto desemprego jovem e agora há?
A razão é que antigamente não havia tantas pessoas a formar-se no ensino superior, só pessoas com mais dinheiro é que se formavam, as restantes tinham de arranjar outro emprego como na construção civil, na restauração, nas transportadoras, entre outras.
Atualmente as pessoas não querem ir para muitas destas áreas porque muitos jovens não querem trabalho duro.

O que normalmente acontece?
Em muitos casos as pessoas são chamadas para um emprego e em muitos casos as pessoas acham que o trabalho é cansativo e nas primeiras horas vão embora e ainda há aqueles que só estão um dia e no dia seguinte não aparecem.
Em outros casos as pessoas optam ir trabalhar para o estrangeiro onde ganham mais e muitas vezes fazem trabalhos que em Portugal não querem fazer.

E o que acontece aos estudantes?
Quando acabam os estudos e se nos primeiros meses não encontrarem nada na área que estudaram, as pessoas vão para outro país à procura de um emprego para a sua área.
Em alguns casos os jovens não chegam a procurar emprego em Portugal, optando pelo estrangeiro, em causa está o valor do salário que recebem, mas estes jovens esquecem-se do valor da despesa.

Comentários

  1. "Atualmente as pessoas não querem ir para muitas destas áreas porque muitos jovens não querem trabalho duro."

    Trabalho intelectual não é trabalho duro? Chegar a casa com a cabeça em água por vezes desgasta mais do que andar a acartar com sacos de cimento e posso dizê-lo por experiência.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário