Investigação M87 - Siderurgia Nacional, uma ameaça para a saúde pública



Em São Pedro de Fins, na Maia e em Paio Pires, no Seixal os habitantes locais reclamam de estranhas poeiras vindas da Siderurgia Nacional.
A Siderurgia Nacional foi criada em 1954 e atualmente é uma das principais empresas exportadoras de Portugal, que atualmente pertence a um grupo espanhol.
Atualmente os moradores próximos da Siderurgia Nacional reclamaram a vários serviços de informações da estranha poeira presente nas suas casas e nada é feito.

Siderurgia Nacional


Temos o caso de Luís Patrício uma habitante de Paio Pires que comentou "Sempre que vou varrer as varandas, as mesmas encontram-se cheias de pó de cor preta/cinzenta. Ao passar um pano molhado nas pedras ou mesas e cadeiras fica totalmente pretos", também temos o caso de Daniel Diogo "Moro a uma distância de 6 quilómetros. Tenho de ter filtros de ar em casa para purificar e manter a janela fechada".
Algumas pessoas ponderam em apresentar uma queixa na Comissão Europeia, porque as autarquias locais não fazem nada contra a siderurgia.
O Canal M87 sabe que durante a noite a siderurgia nacional produz mais fumo do que durante o dia e no início da manhã aquela zona é afetada por uma neblina.

Fumo da Siderurgia Nacional durante a noite


Como resposta a Siderurgia Nacional afirma que a poluição não é causada pela produção e ameaçaram mover a sua produção para Espanha causando o desemprego da maioria dos trabalhadores.
A maioria dos queixosos são moradores que construíram as habitações já com a siderurgia a trabalhar.

Comentários