- Obter link
- X
- Outras aplicações
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Em Tentúgal podemos encontrar um paço que nos dias de hoje está abandonado em ruínas que se trata do Paço dos Condes de Tentúgal que também é conhecido como Paço do Infante D. Pedro.
Este edifício provavelmente foi construído entre os finais do século XII e o início do século XIII e doado ao rei D. João I que em 1413 deu o paço ao seu filho Infante D. Pedro, que em 1417 obteve a jurisdição da vila.
Nesse mesmo ano o infante mandou construir uma capela e fazer algumas melhorias no paço, obras que ficou a cargo do mestre Estêvão Gomes.
O paço apresentava uma estrutura gótica com corpos salientes pontuados, chaminés altas e o portal principal semelhante ao portal da Igreja Matriz de Tentúgal, ainda existia um celeiro que foi construído do século XVI.
Em 1721 as memórias paroquiais afirmava que o paço estava abandonado e em ruínas.
Em 1834 durante a guerra civil portuguesa o paço foi alvo de um incêndio provocado pelos liberais de Coimbra.
No século XIX o edifício foi recuperado adquirindo o aspeto atual que não respeitava a forma primitiva, com cantarias e portas góticas.
Nos meados do século XX o edifício voltou a ser abandonado, atualmente está em ruínas e em 2013 foi classificado como Imóvel de Interesse Público.
OBS: Este foi o final da primeira temporada de Lugares abandonados, esta temporada que falei de 50 lugares abandonados, alguns já tem projeto de restauro, mas a maioria deles continuam esquecidos, para já ainda não há data de regresso logo que haja serão informados.
Vídeo:
em breve
Imagens:
Comentários
Enviar um comentário