História de Portugal - A revolução da liberdade e a democracia (1ª parte)


Em 1968 Salazar caiu de uma cadeira e na altura não quis chamar o medico, alguns dias depois Salazar queixa-se ao médico do estado que não se estava sentindo bem e foi diagnosticado uma trombose cerebral, Salazar foi operado e uns dias depois Salazar foi afastado do governo, ficado no seu lugar Marcelo Caetano, passado dois anos Salazar acabou por morrer aos 81 anos.
Até 1973 Marcelo Caetano tentou fazer de tudo para melhorar a situação política de Portugal, mas o Presidente da Republica Américo Tomás não estava de acordo com as propostas de Marcelo Caetano, para deixar a população mais insatisfeita nesse mesmo ano houve uma crise petrolífera que fez sentir fortemente em Portugal e a continuação da guerra colonial.


O regime começou a prender algumas pessoas suspeitando de se opor ao regime, desde políticos opositores a cantores com letras suspeitas contra o regime.
Em Agosto de 1973 foi realizada uma reunião clandestina em Bissau para discutir a situação da política portuguesa, e em Setembro desse mesmo ano no Monte Sobral, em Alcáçovas, acontece uma nova reunião clandestina, nesta reunião nasce o Movimento das Forças Armadas.
No dia 5 de Março de 1974 é aprovado o primeiro documento das forças armadas e é posto a circular clandestinamente.


No dia 14 de Março o governo português demite os Generais Spínola e Costa Gomes dos cargos de Chefe e Vice-chefe do Estado-Maior Generais das Forças Armadas, alegando que estes terem recusado a participar numa cerimónia de apoio ao regime.
No dia 24 de Março houve a ultima reunião clandestina em que decidiram se não houvesse mudanças durante um mês o regime teria de ser derrubado à força.
Na noite de 24 de Abril um grupo de militares comandados por Otelo Saraiva de Carvalho instala secretamente o posto de comando do movimento no quartel da Pontinha.


Continua…

Comentários