História de Portugal - A 1ª República


Com a implantação da república, o rei deposto D. Manuel II e a família real embarcaram no iate real com intenção de chegar ao Porto, mas os oficiais do iate convenceram o rei a ir para Gibraltar para ver o que acontecia nos dias seguintes, e em Gibraltar foram informados que o Porto tinha aderido à república e decidiram ir para Inglaterra onde ficaram exilados até à morte, D. Manuel II acabou por ser sepultado em Portugal, como era o seu desejo.
Para governar o pais enquanto não havia eleições foi escolhido Teófilo Braga, no ano seguinte da implantação da república as eleições escolheram Manuel de Arriaga.


Durante o poder do Partido republicano Portugal entrou na primeira guerra mundial e em 1917 gerou uma revolta liderada por Sidónio Pais que assume o poder.
Durante o período do seu governo, Sidónio Pais assinou o armistício da primeira guerra e também ficou marcado por várias greves, mas um ano de assumir o poder Sidónio Pais foi assassinado na Estação do Rossio durante uma cerimónia de condecoração dos sobreviventes da grande guerra.
Depois do assassinato de Sidónio Pais, Portugal entrou num impasse de restaurar a monarquia ou dar o poder para o Partido Republicano, e trazer a antiga republica foi a decisão.
O Partido Republicano esteve no poder até 1926 ano que uma revolta militar iniciou a ditadura nacional, que viria tornar-se o Estado Novo.

Comentários