Lugares Abandonados - Convento de São Francisco de Portimão



Em Portimão podemos encontrar mais um convento abandonado por causa da extinção das ordens religiosas, que se trata do Convento de São Francisco.
Fundado em 1530 por Simão Correia, capitão de Azamor e figura importante do Algarve na época quinhentista, o convento nasceu de uma doação de casas feita aos Frades Observantes da Província Franciscana de Portugal. Desconhecem-se, todavia, os primeiros tempos de vida desta instituição religiosa, uma vez que o estabelecimento dos frades apenas aconteceu em 1541 dadas algumas divergências no seio dos franciscanos peninsulares. No entanto, registos do arquivo paroquial de 1734 permitem concluir que as obras de construção do convento iniciaram-se pouco depois da sua fundação. Nesses mesmos registos se refere que, quando os primeiros frades chegaram ao local, acharam a igreja já construída; por outro lado, sobre a entrada principal do edifício existia um brasão com as armas de Simão Correia, um facto que prova o empenhamento pessoal do próprio instituidor na edificação do conjunto conventual.
No terramoto de 1755 deu-se o primeiro grande momento de destruição do edifício, com a derrocada da abóbada da igreja e de numerosas dependências conventuais, o que levou à transferência temporária da comunidade religiosa para a Igreja do Corpo Santo. Mais tarde, logo após a extinção das ordens religiosas, o convento passou a ter várias funções que não religiosas, tendo todas elas contribuído para a sua lenta destruição.
O Convento de São Francisco encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público.


Vídeo:


Imagens:











Comentários