História de Portugal - O Pós-guerra civil e o reinado de D. Maria II


Com o final da guerra civil Portugal precisava duma nova reforma política para resolver este caso os liberais convidaram Joaquim António de Aguiar para ser ministro dos negócios estrangeiros de Portugal, a primeira reforma que ele fez foi extinguir as ordens religiosas.
Este diploma levou ao abandono de mosteiros, conventos, colégios, hospícios e outras casas das ordens religiosas, obrigando os monges e freiras a saírem de Portugal.

Mosteiro de Santa Maria de Seiça

O reinado de D. Maria II ficou marcada pela chegada da revolução industrial a Portugal e com isso a modernização da agricultura.
Em 1838 foi aprovado uma constituição em que determinava a exclusão definitiva da dinastia do antigo rei D. Miguel e seus descendentes, reafirma a soberania nacional, restabelece o sufrágio universal direto e elimina o poder moderador.

Revolução industrial

No final do reinado de D. Maria II ficou marcada pela regeneração que ditou a queda do governo de Costa Cabral e sendo substituído pelo Duque Saldanha, figura importante da guerra civil.
Em 1953 D. Maria II morre aos 34 anos, depois de complicações no parto do seu decimo primeiro filho, bebé que também nasce morto.
Após a morte de D. Maria II o trono estava destinado a D. Pedro V mas devido à sua idade o seu pai D. Fernando assumiu o trono como regente.

Comentários