Lugares de Portugal - Miranda do Corvo



Miranda do Corvo é uma vila que fica no distrito de Coimbra, que possui uma aldeia de xisto e também possui edifícios históricos.
A primeira referência de Miranda do Corvo num documento é do ano de 998, que terá sido escrito no Mosteiro de Lorvão, que dizia que Miranda do Corvo tinha uma estrutura militar, ao fazer referência de uma torre.
O povoado de Miranda do Corvo surgiu em torno do castelo, em 1116 a zona de Miranda do corvo foi atacada durante uma expedição almorávida.
Poucos anos depois o castelo foi destruído no cerco e conquista.
Em 1136 D. Afonso Henriques concedeu a carta foral a Miranda do Corvo, o castelo terá permanecido em ruínas.
No reinado de D. Afonso II o castelo foi reconstruído.
Em 1383 João Afonso Teles abriu as portas de Miranda do Corvo para D. João I de Castela quando ia contestar D. João I Mestre de Avis.
Ao longo dos séculos o castelo ficou em ruínas que nunca mais foi recuperada.

Miranda do Corvo

Miranda do Corvo possui uma lenda em que no alto do castelo estava uma bela donzela moura e junto ao castelo ia passar um cavaleiro cristão, que ficou impressionado com a beleza da donzela parando a olhar para ela e a donzela também sentiu uma grande atração por ele.
Ciente do perigo de serem descobertos pelos vigias mouros a bela moura pede ao cavaleiro dizendo "mira e anda", foi dessa lenda saiu o nome de Miranda.

Torre do Relógio e o centro da vila

Perto so local do castelo, nos dias de hoje podemos encontrar o Alto do Calvário e a Igreja Matriz de Miranda do Corvo, que tem como padroeiro São Salvador.
Em 1138 D. Henrique e D. Teresa, pais de D. Afonso Henriques, doaram o terreno da igreja matriz  à Sé de Coimbra, que autorizou ao presbítero Árias a fundar a igreja.
Só nos finais do século XIV inicia a construção da velha igreja, concluídas no inicio do século XV.
O templo atual foi construído no final do século XVIII, demolindo a velha igreja que estava em ruinas.
Um templo vasto com duas capelas laterais e no exterior da igreja podemos encontrar uma torre sineira e a cisterna, que são os únicos vestígios do castelo nos dias de hoje, uma estátua de Cristo-Rei uma necrópole rupestre.

Torre e Igreja Matriz de Miranda do Corvo

No centro da vila podemos encontrar o edifício da Câmara Municipal de Miranda do Corvo que era o edifício dos Paços do Concelho, um edifício do século XVI com um pelourinho junto ao edifício.
Este edifício está situado na Praça José Falcão, a praça principal de Miranda do Corvo e nas traseiras passa um ribeiro.

Câmara municipal de Miranda do Corvo

A nove quilómetros de Miranda do Corvo podemos encontrar Gondramaz, uma aldeia de xisto da serra da lousã, que foi nomeada para 7 maravilhas de aldeias e faz parte da rede das aldeias de Xisto.
A aldeia é composta maioritariamente por casas de xisto e pequenas ruelas.
Algumas casas de xisto que estavam abandonadas foram recuperadas com apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e do Programa Operacional da Região Centro, para desenvolver o turismo rural.
Duas das casas recuperadas é utilizada para alojamento local para as pessoas passarem a noite na aldeia, que são a Montain Whisper e o Pátio do Xisto onde também podemos encontrar um restaurante.
Ainda podemos encontrar a capela de Nossa Senhora da Conceição, que guarda a imagem de Nossa Senhora da Conceição e da Nossa Senhora das Candeias, uma alminha que está numa casa particular, um lavadouro e um fontanário que fica no centro da aldeia, um parque de merendas e um salão de baile.
Nos arredores da aldeia podemos a cascata da ribeira e o penedo dos corvos.

Gondramaz


Imagens:


















Comentários