História de Portugal - A Guerra Civil (2ª parte)



O primeiro local que as tropas liberais enfrentaram as tropas absolutista foi em Outubro de 1828, na Ilha Terceira, nos Açores, no Combate do Pico Seleiro, onde os absolutista era muito superior aos liberais, mas apesar da inferioridade numérica os liberais não desistiram porque contava com soldados com mais experiência e artilharia mais poderosa comparada com os absolutistas, depois de mais de uma hora de tiros, os absolutistas se retiraram, mas os liberais continuaram a persegui-los aos tiros.
Em Agosto de 1829, ocorreu um novo confronto na Ilha Terceira, entre absolutistas e liberais, que foi a Batalha da Praia Vitória, uma batalha naval que era composta por 1 nau, 3 fragatas, 1 corveta, 5 charruas e 5 brigues no lado dos absolutistas e os liberais atacavam em 2 patachos, 2 escunas, 2 iates, 6 barcas canhoneiras e na terra atacavam em 6 fortes e 3 baterias numa extensão de 5 quilómetros, esta batalha durou cerca de 4 horas, estava nevoeiro e tempo brusco, depois 5000 tiros disparados e dos absolutista tentar invadir os forte mais próximos, os liberais saíram vitoriosos, obrigando as embarcações resistentes da batalha a retirar-se deixando para trás centenas de mortos e prisioneiros.

Batalha da Praia da Vitória

Em 1831, houve mais dois confrontos nas Ilhas de São Jorge e São Miguel, com a vitória dos liberais, nesse mesmo ano D. Pedro IV chega aos Açores e estabelece o arquipélago como base de Operações.
Depois de preparar um ataque no continente D. Pedro IV e os liberais e partiram do porto de Angra do Heroísmo em direção ao Porto e em Julho de 1832 as força de D. Pedro IV, composta por 60 navios, com cerca de 8300 homens chegaram à costa portuguesa mais precisamente na Praia da Memória a norte da Cidade do Porto, esse desembarque ficou conhecido com Desembarque de Mindelo.
No início, desembarcaram cerca de 7500, compostos por liberais, mercenários e auxiliares estrangeiros, que representavam mais de 80 por cento das tropas.

Desembarque de Mindelo

Ao saber que as forças liberais estavam perto do Porto, as forças absolutistas entraram em pânico porque as forças liberais estava se dirigir para a cidade do Porto.



Continua…

Comentários