- Obter link
- X
- Outras aplicações
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Perto de Montemor-o-Velho podemos encontrar mais um convento que se encontra abandonado, que se trata do Convento de Almiara que também é conhecido por Mosteiro de Verride.
Em 1194, Afonso Geraldes e sua mulher doaram o terreno, que naquela altura era uma quinta, á prioresa do Mosteiro de Santana.
Em 1285, a prioresa do Mosteiro de Santana vendeu a quinta ao prior-mor de Santa Cruz de Coimbra para veraneio dos frades, anos mais tarde os crúzios venderam a quinta a desconhecidos.
Em 1572, o prior-geral de Santa Cruz de Coimbra, comprou a quinta a João Gonçalves Azambuja e é neste ano que é fundado o Convento para os frades passar férias.
Em 1580, foi construída as portas do torreão visíveis até aos dias de hoje.
Na segunda metade do século 18, a capela e a casa foi reconstruída e melhorada.
Em 1834, as ordens religiosas foram extintas, o convento foi colocado à venda por hasta pública, que foi vendida à família Nazaré Barbosa, a quem pertence até aos dias de hoje.
No século 20, a família deixaram a quinta, passando algum tempo a quinta começou a ser invadida para roubar os valores que ficaram no local, até a capela foi alvo de roubos.
Ao longo do século 20, o convento começou a degradar-se, uma parte do telhado chegou a cair.
Em 2011, o Convento da Almiara foi classificada como património cultural.
Até aos dias de hoje o local permanece abandonado e a degradar-se ao passar do tempo, por culpa da família Nazaré Barbosa que esqueceram da existência deste antigo convento.
Vídeo:
Imagem:
Marcos Martins
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Comentários
Enviar um comentário