História de Portugal - O vitorioso D. Afonso VI


Em 1656, D. Afonso VI com a morte de D. João IV, herdou o trono de Portugal, mas a idade não permitia que se tornasse rei, por isso o trono passou para a regência de sua mãe Luísa Gusmão.
No ano seguinte, a zona do guadiana era dominada pelos espanhóis e estes cercam Elvas, cerco este que se mantém durante três meses. Dentro das muralhas, resistiram os portugueses sob diário fogo de artilharia, a batalha era decisiva por causa do controlo de Lisboa e no final deu a vitória do portugueses.
Depois dessa batalha a regente entrega o poder ao filho.
A nível internacional, o clima com França e Inglaterra eram pacíficos mas com a Holanda não era assim, tudo por causa da domínio do Brasil, que estava dividido entre os portugueses e os holandeses está rivalidade acabou em 1662, com um tratado entre os dois países.
Para além desta batalha, Portugal recuperou vários territórios que tinham perdido para os espanhóis, na batalha de Ameixial e na batalha de Castelo Rodrigo.
Apesar desta vitória os nobres conspiraram contra o rei e essa conspiração teve êxito, porque o rei esteve exilado na Ilha Terceira, depois foi banido do local, acabando por ser preso em Sintra.
Em 1683, o rei morreu de forma misteriosa, deixando o trono para o seu irmão Pedro.




Comentários