- Obter link
- X
- Outras aplicações
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Em Sistelo, nos Arcos de Valdevez, podemos encontrar uma construção que estava em ruinas e agora está quase concluída, que é a Casa do Castelo de Sistelo.
Trata-se de uma construção do século XIX, composta por duas torres e uma fachada virada para o vale, com características neogótica, na fachada oposta atualmente podemos encontrar o brasão do Visconde de Sistelo e um quintal murado com um tanque redondo.
Em 1880, foi criado o título de Visconde de Sistelo, dado a Manuel António Gonçalves Roque, que era natural desta freguesia e que tinha regressado do Brasil e de seguida mandou construir a casa.
Em 1883, foi concedido de pedra de armas ao Visconde de Sistelo, no ano seguinte alterou-a, substituindo os tenentes em forma de uma mulher por dois leões de ouro, armados de vermelhos.
Em 1885, faleceu o Visconde de Sistelo, sem descendência direta, o título de visconde passou para o sobrinho Francisco José Roque de Pinho, mas o fim da monarquia veio acabar com os títulos de viscondes e neste caso obrigou o antigo visconde abandonar a casa.
Durante o tempo a casa começou a degradar-se, só em 2005 a Junta de Freguesia de Sistelo colocou a hipótese de expropriar o imóvel, para utilidade pública.
Em 2015, depois da Junta de Freguesia de Sistelo tomar posse da casa, iniciaram imediatamente obras para instalar um centro interpretativo de biodiversidades do rio Vez, com previsão de abertura entre este ano e o inicio de 2019.
Vídeo:
Imagens:
Antes:
Depois:
Antes:
Depois:
Antes:
Depois:
Antes:
Depois:
Marcos Martins
Comentários
Enviar um comentário