- Obter link
- X
- Outras aplicações
- Obter link
- X
- Outras aplicações
A Serra da Malcata, nos concelhos de Penamacor e do Sabugal, podemos encontrar o felino mais ameaçado em todo mundo que é o Lince da Malcata ou também conhecido de Lince Ibérico.
Lince da Malcata
Em 1981, tornaram a Serra da Malcata numa reserva natural com o objetivo de tornar um santuário para o Lince Ibérico.
Esta espécie sofreu um enorme declínio durante o século passado, ficando a espécie mais dispersa e foi esta a principal razão da criação das reservas naturais para aumentar a população de linces ibéricos.
Cartaz de Campanha Nacional de proteção do Lince
As principais presas destes linces eram os coelhos, mas o declínio destes levou á diminuição da espécie, que foram obrigados a irem para Espanha.
Outra razão da diminuição do Lince foi as doenças virais como a mixomatose e a febre hemorrágica, em 2007, os Linces Ibéricos foram contagiados por um surto de leucemia felina, a partir desse ano os Linces Ibéricos foram testados periodicamente e em 2013 a doença estava controlada.
Muitos Linces foram mortos por causa não naturais como os atropelamentos e furtivísmo.
Serra da Malcata
No ano 2007 a QUERCUS afirmou que a espécie estava extinta em Portugal, mas muitas pessoas viram Linces perto da fronteira.
Há populações de Lince a saírem de Espanha e a entrarem em Portugal, principalmente na zona do Guadiana.
Lince Ibérico e sua cria
Na Serra da Malcata, ainda há alguns Linces Ibéricos, e estão a considerar que este local seria um bom local para que no futuro a espécie seja reintroduzida.
Em 2016 o governo português voltou a permitir a caça na Serra da Malcata, colocando em causa o projeto de reintrodução da espécie e a própria espécie existente no local.
Atualmente Portugal e Espanha estão unidos para ampliar a espécie em cativeiro, e existem 475 Linces Ibéricos em todo o Mundo.
Duas crias de Lince Ibérico
Comente e Partilhe
Marcos Martins
Comentários
Enviar um comentário