História de Portugal - A descoberta do Brasil e a viagem dificil para a Índia


Em Março de 1500, o rei D. Manuel I envia uma frota de navios para alto mar comandado por Pedro Alvares Cabral, com o objetivo de fazer uma segunda expedição à Índia, durante essa viagem a frota parou em Cabo Verde e depois seguiu a viagem, Pedro Alvares Cabral decidiu afastar-se para oeste para fugir da costa africana, os marujos avistaram a presença de algas marinhas e alertaram Cabral dessa presença, como bom conhecedor do mar ele decidi dirigir-se mais para oeste porque sabia que estava perto da costa e pouco tempo depois chegou a uma nova terra que atualmente é conhecida por Brasil.


Depois de alguns dias no Brasil a frota de Cabral partem em direção da Índia, mas ao chegar ao Cabo da Boa Esperança a frota apanha uma tempestade que provoca o naufrágio de 3 naus e 1 caravela, comandada por Bartolomeu Dias, o mesmo que dobrou a mesma região pela primeira vez, com a morte dele e mais 380 homens, depois da tempestade a frota de Cabral fazem uma paragem em Quíloa e Melinde e depois seguiram para a Índia.


Em Setembro, Pedro Alvares Cabral e a sua frota chegaram à India, e com autorização do governante de Calecute, instalou uma feitoria e um armazém, mas em Dezembro a feitoria sofre um ataque de árabes e de Indianos, obrigando a retirar para os navios.
No dia seguinte, com a ausência de desculpas do governo de Calecute, os portugueses atacaram os 10 navios mercantes dos árabes ancorados no porto, acabando por confiscar o carregamento e matar cerca de 600 tripulantes, e Cabral ordenou que os portugueses bombardeasse Calecute um dia inteiro, por estes não respeitarem o acordo que fizeram.
Em Janeiro de 1501, a frota de Pedro Alvares Cabral partem de Calecute para regressar para Portugal, alguns navios chegaram no final de Junho e um mês depois a restante frota com Pedro Alvares Cabral chegaram a Lisboa.




Marcos Martins

Comentários