Curiosidades M87 - Pedras raras de Portugal


Em Portugal podemos encontra algumas pedras raras a nível mundial, em alguns casos são únicas na Europa.

1. Pedras Parideiras


Localizadas na Serra da Freita, mais precisamente na aldeia de Castanheira, em Arouca, podemos encontrar a pedras parideiras, estas pedras é únicas em todo mundo.
As pedras parideiras são pedras de granito clara que apresenta pequenas cinza escura, acabando por a solta, por isso é conhecida por «Pedra que pare pedra», estas pequenas pedras varia entre 1 a 12 centímetros.
Segundo especialistas esta pedra poderá ter cerca de 320 milhões de anos.
As pedras parideira faz parte da Arouca Geopark, tem um centro de interpretação aberto desde 2012, com o objetivo de preservar e valorizar esta pedra, para além disso no local podemos encontrar uma loja que vende produtos locais e um auditório onde se pode visualizar um filme 3D.

Aldeia de Castanheira

Casa de interpretação das Pedras Parideiras

Pedras Parideiras

Centro de interpretação


2. Pedras Boroas

Cerca de 4 quilómetros das pedras parideiras podemos encontrar as pedras boroas, muitas pessoas contam que essa pedra poderá ser únicas na península ibérica.
As pedras boroas, são pedras de granitos com rachaduras fazendo lembrar a côdea da broas ou muitas pessoas chamavam de boroas, cientistas ainda não sabem o que causou essas rachaduras, possivelmente a erosão é uma das casas, rachaduras tem alguns centímetros de profundidade.




3. Pedra Verde Donai


No Nordeste Transmontano, nas portas de Bragança podemos encontrar uma pedreira que extrai uma pedra rara, uma pedra única na Europa, ficou conhecida de Pedra Verde de Donai.
Em 1960, esta pedra foi descoberta após de um pedreiro conselheiro andar a procurar um outro mineral.
O pedreiro conselheiro ao ver que esta pedra era mais resistente do que a pedra que ele procurava, decidiu utilizar a pedra para acabamentos de luxo.
Atualmente o dono da pedreira pretende alargar a exploração.



4. Pedra Furada

A Pedra Furada, em Setúbal, é um geomonumento, integrado num dos pólos do Museu Nacional de História Natural, desde 6 de Janeiro de 2003. Este mês cumpre, portanto, dois anos nessa qualidade, mas a origem da insólita formação rochosa, essa, presume-se que remonte a dois ou três milhões de anos.
Rara, inclusivamente a nível mundial, a Pedra Furada deve o seu aspeto peculiar às estruturas colunares que a atravessam e que correspondem a tubos de arenito, preenchidos com areia solta.
Os 18 metros de altura e os 12 de base conferem a este monumento municipal desde 1996 uma imponência que nem ao “olho” mais desatento escapa.
A Pedra Furada, saliente de um terreno arenoso que a circunda, resulta da consolidação de areias por hidróxido de ferro, a mesma substância de que é feita a ferrugem.
A atracão turística beneficiou, precisamente há dois anos, de arranjos exteriores realizados pela Câmara Municipal. Iluminação e informação aos visitantes fazem parte, desde então, da paisagem única da Pedra Furada.



Marcos Martins

Comentários