- Obter link
- X
- Outras aplicações
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Colmeal, em Figueira de Castelo Rodrigo, era uma aldeia que durante anos esteve abandonada mas em 2015 tudo mudou quando abriu um hotel nessa aldeia.
Em 1183, o lugar de Colmeal pertencia à Ordem de São Julião do Pereiro.
Entre o século XIV e o século XV, foi construído a igreja de Colmeal, que foi dedicada a São Miguel.
No século XV, nessa aldeia nasceu Pedro Alvares Cabral, numa casa que tem os brasões da família Cabral.
Em 1527, o Lugar de Colmeal tinha o nome de Lugar de Pinhel com 15 moradores, eram seus senhores donatários os condes de Belmonte.
No século XVII, o lugar tinha cerca de 50 habitantes, mas as Guerras da Restauração destruiu a aldeia, que viria a ser recuperada após a Independência de Portugal.
No século XIX, os descendentes de Pedro Alvares Cabral vendem a aldeia à família Quirino que se esforçaram juridicamente para por os seus terrenos em seus nomes.
Em 1940, a aldeia possuía cerca de 62 habitantes que ilegalmente vivia na aldeia.
Mas em 1956, a proprietária da aldeia sob ordem judicial, manda expulsar as famílias da aldeia, em poucas horas da ordem, a GNR é mandada para a aldeia para tirar as pessoas da aldeia, ao ver que a GNR está fortemente armada, as 14 famílias saem de imediato da aldeia, deixando-a abandonada.
Posteriormente a proprietária vendeu a aldeia ao seu advogado, que em 1968 em conjunto ao Comissariado do turismo pediu a recuperação da casa que pertenceu a Cabral.
Mas em 2014, começou as obras para construir um hotel rural naquela aldeia e no ano seguinte o hotel ficou concluído, esse hotel ficou com o nome de "Colmeal Countryside Hotel" deixando de ser uma aldeia fantasma, como foi conhecido durante muito tempo.
Colmeal, antes de se tornar um hotel
Colmeal Countryside Hotel
Ruinas da igreja de Colmeal
Colmeal na atualidade
Casa de Pedro Alvares Cabral
Marcos Martins
Comentários
Enviar um comentário