Lugares Abandonados - Convento de Nossa Senhora do Desterro



O Convento de Nossa Senhora do Desterro situa-se em Monchique, no Algarve, e é mais um convento que está abandonado por causa da extinção das ordens religiosas.


O Convento de Nossa Senhora do Desterro foi fundado em 1631 por Pero Silva, construído no alto de um monte, junto a Monchique, apresentando construções relatadas á época com azulejos inspiradas em obras de arte do renascimento.
Diz a lenda que Pero Silva trouxe  consigo da Índia uma imagem de marfim de Nossa Senhora, após a morte de Pero Silva a imagem foi venerada com relíquia.
Este convento tem outra lenda que diz que a construção do convento foi por causa uma promessa feita por dois navegadores que se chegassem bem, construíam uma igreja no primeiro lugar que avistassem em Portugal.
Em 1632, a Ordem Terceira Regular de São Francisco toma posse deste convento, albergando alguns frades, durante o tempo o convento albergou poucos frades.
A maioria dos frades que o convento albergou eram frades doentes vindo de outros pontos do pais, alguns frades preferiram ficar pelo convento.
Em 1755, o convento foi destruído por um terramoto, sendo imediatamente reconstruído.
Em 1834, com a extinção das ordens religiosas, o convento foi abandonado pelos frades.
A imagem da Nossa Senhora do Desterro foi transferida para a Ermida da Nossa Senhora do Desterro.
Em 1842, o convento foi vendido a uma família liberal que o transformaram numa habitação particular, mas por razões desconhecidas abandonaram o edifício.
Depois disso o Convento caiu em ruínas permanecendo até aos dias de hoje.

Algumas imagens do Convento de Nossa Senhora do Desterro:













Marcos Martins

Comentários