História de Portugal - A grande crise da monarquia (parte 1)


Com a morte de D. Fernando I Portugal entra numa crise na coroa que nunca tinha passado, isso porque D. Fernando não tinha um filho homem para assumir o trono, isso levou a D. Leonor de Teles de Menezes a assumir a regência do reino, esta envolve-se com João Fernandes Andeiro ou mais conhecido como Conde Andeiro, um fidalgo galego que se envolveu na política portuguesa.


Este caso já vinha a acontecer antes da morte de D. Fernando I, os nobres portugueses mandavam cartas a D. Leonor de Teles para esta anular o casamento da filha com o rei de Castela, mas esta não ligou aos que o nobres pedia.
Sem resposta os nobres procuraram D. João, mestre de Avis e João de Portugal, ambos meios irmãos de D. Fernando para resolver o estado da monarquia.
Essa situação veio a piorar quando D. Leonor de Teles mandou o Conde Andeiro trazer a sua mulher que durante a sua estadia em Portugal se encontrava no reino da Galiza para disfarçar o caso da regente e do conde.
Mas os nobres sabiam, que a vinda da mulher do Conde Andeiro era só para tentar enganar os portugueses, estes reuniram com o mestre de Avis e planearam matar o Conde Andeiro.
A 6 de Dezembro de 1383, D. João acompanhado com alguns soldados vai ao Paço e mata o Conde Andeiro.





Marcos Martins

Comentários