História de Portugal - D. Fernando I, o ultimo rei da casa de Borgonha


Após a morte de D. Pedro I, o Reino de Portugal foi reinado por D. Fernando I e lhe deram o apelido de "o formoso".


No inicio do reinado D. Fernando concentrou-se na política externa, dois anos após assumir o trono, D. Pedro I de Castela morre sem deixar herdeiros e D. Fernando assume-se como herdeiro do trono, mas não era o único que pretende o trono, Pedro IV de Aragão, Carlos II Navarra, o duque de Lancaster João de Gante casado com a filha mais velha de D. Pedro I de Castela e D. Henrique de Trastâmara irmão do antigo rei, sendo este ultimo a assumir a coroa, este caso leva ao inicio das Guerras Fernandinas.
Entre 1369 e 1370, D. Fernando lançou duas ofensivas contra D. Henrique, mas sem resultado porque o Papa Gregório XI ordenou que todas assinassem um acordo de paz, em 1371, os reis D. Fernando e D. Henrique assinam um tratado de paz em que D. Fernando era obrigado a casar com Leonor de Castela filha de D. Henrique, mas esse casamento nunca aconteceu porque D. Fernando se apaixona por Leonor Teles de Menezes filha de um importante nobre, e em 1372 os dois se casam no Mosteiro de Leça do Balio e com ela teve duas filhas e um filho, uma das filhas e o filho não resistiram, mas Beatriz resistiu sendo a única herdeira do trono.


Essa paz ficou em perigo entre 1372 e 1373 por causa das intrigas do duque de Lancaster, que convenceu D. Fernando a assinar um acordo secreto para tirar D. Henrique do trono de Castela, a guerra que se seguiu não teve êxito nenhum levando que a paz fosse de novo restabelecida. 
Nos anos seguintes, D. Fernando dedicou-se na administração do reino, mandou reconstruir e construir castelos, mandou construir novas muralhas ao redor da cidade de Lisboa e da cidade do Porto e desenvolveu a agricultura.
Foi no reinado de D. Fernando que foi criado a Companhia das Naus, na qual todos os navios tinham de ser registados e  pagar uma percentagem de lucros de cada viagem, que serviam para pagar os navios que avariassem ou afundassem.
Mas em 1379, D. Henrique de Castela morre e o Duque de Lancaster volta a tentar o trono opondo-se aos restantes herdeiros mas quem ficou com o trono foi o filho de D. Henrique e D. Fernando deu a mão da sua filha Beatriz em casamento.
Mas no ano de 1383, D. Fernando morre sem deixar filhos homens, criando uma grande crise no Reino de Portugal.





Marcos Martins

Comentários