- Obter link
- X
- Outras aplicações
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Após a morte de D. Pedro I, o Reino de Portugal foi reinado por D. Fernando I e lhe deram o apelido de "o formoso".
No inicio do reinado D. Fernando concentrou-se na política externa, dois anos após assumir o trono, D. Pedro I de Castela morre sem deixar herdeiros e D. Fernando assume-se como herdeiro do trono, mas não era o único que pretende o trono, Pedro IV de Aragão, Carlos II Navarra, o duque de Lancaster João de Gante casado com a filha mais velha de D. Pedro I de Castela e D. Henrique de Trastâmara irmão do antigo rei, sendo este ultimo a assumir a coroa, este caso leva ao inicio das Guerras Fernandinas.
Entre 1369 e 1370, D. Fernando lançou duas ofensivas contra D. Henrique, mas sem resultado porque o Papa Gregório XI ordenou que todas assinassem um acordo de paz, em 1371, os reis D. Fernando e D. Henrique assinam um tratado de paz em que D. Fernando era obrigado a casar com Leonor de Castela filha de D. Henrique, mas esse casamento nunca aconteceu porque D. Fernando se apaixona por Leonor Teles de Menezes filha de um importante nobre, e em 1372 os dois se casam no Mosteiro de Leça do Balio e com ela teve duas filhas e um filho, uma das filhas e o filho não resistiram, mas Beatriz resistiu sendo a única herdeira do trono.
Essa paz ficou em perigo entre 1372 e 1373 por causa das intrigas do duque de Lancaster, que convenceu D. Fernando a assinar um acordo secreto para tirar D. Henrique do trono de Castela, a guerra que se seguiu não teve êxito nenhum levando que a paz fosse de novo restabelecida.
Nos anos seguintes, D. Fernando dedicou-se na administração do reino, mandou reconstruir e construir castelos, mandou construir novas muralhas ao redor da cidade de Lisboa e da cidade do Porto e desenvolveu a agricultura.
Foi no reinado de D. Fernando que foi criado a Companhia das Naus, na qual todos os navios tinham de ser registados e pagar uma percentagem de lucros de cada viagem, que serviam para pagar os navios que avariassem ou afundassem.
Mas em 1379, D. Henrique de Castela morre e o Duque de Lancaster volta a tentar o trono opondo-se aos restantes herdeiros mas quem ficou com o trono foi o filho de D. Henrique e D. Fernando deu a mão da sua filha Beatriz em casamento.
Mas no ano de 1383, D. Fernando morre sem deixar filhos homens, criando uma grande crise no Reino de Portugal.
Marcos Martins
Comentários
Enviar um comentário