História de Portugal - D. Afonso IV, o bravo


Em 1325, D. Afonso IV tornou-se rei, a primeira ordem foi exilar o meio irmão, Afonso Sanches, retirando o poder que o pai D. Dinis deu, em Castela, Afonso Sanches orquestrou uma série de manobras militares e política com o objetivo de se tornar rei, depois de várias tentativas falhadas os irmãos assinaram um tratado de paz.


Em 1328, D. Afonso IV casou sua filha D. Maria de Portugal com D. Afonso XI de Castela, mas este casamento revelou-se infeliz, porque o rei maltratava abertamente a mulher, ao saber disso os reis de Portugal e de Castela entraram em conflito.
Em 1340, em Castela, os mouros estavam a conquistar território e para resolver a situação Afonso XI teve de se humilhar e pedir desculpa por carta a D. Afonso IV, para que ele o ajudasse na luta contra os mouros.
D. Afonso IV reuniu em Elvas, com o maior numero possível de cavaleiros e peões, durante o caminho o numero ia aumentando com pessoas a acompanhar os soldados, que seguiram até Sevilha onde foram recebidos pelo Rei de Castela.


Unidos os exércitos saíram para Tarifa, quando chegaram o exercito cristão dividiram-se em dois para surpreender os mouros, quando foram surpreendidos os mouros entraram em desordem e com medo, os mouros acabaram por fugir dando a vitória dos cristãos, após isso D. Afonso IV regressou a Portugal.
Depois dessa batalha, D. Afonso IV entrou em conflito com o seu filho D. Pedro I, por causa do amor entre D. Pedro e Inês de Castro.




Marcos Martins

Comentários