- Obter link
- X
- Outras aplicações
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Situado na freguesia da Coina, no Barreiro podemos encontrar um palácio abandonado, o Palácio do Rei do Lixo que também é conhecido por Torre da Coina ou Palácio da Bruxa.
Antes do palácio ser construído, século XVIII, a propriedade pertenceu a Joaquim de Pina Manique, irmão de Diogo Inácio Pina Manique, fundador da Casa Pia.
No final do século XIX, a propriedade foi adquirida por Manuel Martins Gomes Júnior, um homem que fez fortuna a comprar e vender lixo e deste modo passou a ser conhecido como rei do lixo.
O sonho de Manuel Gomes era ter um palácio e ao comprar o terreno viu a oportunidade de construir o palácio, antes de construir o palácio Manuel Gomes já tinha várias propriedades e em 1910 iniciou as obras para construir o palácio, na construção Manuel Gomes mandou construir uma torre supostamente para vigiar uma propriedade sua em Alcácer do Sal, a essa torre ele deu o nome de Torre do Diabo, devido a ser ateu e á quinta deu o nome de Quinta do inferno.
Algumas pessoas começaram a dizer que o objetivo da construção do palácio era mostrar que tinha muito dinheiro, outros diziam que o palácio era uma nova sede da maçonaria, mas entre 1913 e 1914 as obras foram interrompidas até ao ano de 1943, o mesmo ano que Manuel Gomes morreu.
O terreno foi herdado pelo genro e transformou numa casa agrícola, o negocio correu bem.
Em 1957, o ano que vendeu a dois empresários que fundou a Sociedade Agrícola da Quinta de São Vicente.
Nos anos 70, palácio foi comprado pelo construtor António Xavier de Lima, que tinha o objetivo de construir uma pousada com 85 quartos.
Em 1988, um incêndio deflagrou misteriosamente, destruindo o interior do palácio.
Devido ao elevado custo da reparação o palácio está abandonado e em ruinas.
Imagem do Palácio do Rei do Lixo:
Marcos Martins
Comentários
Enviar um comentário