História do Povo - O Clero na idade média


As família nobres queriam que pelo menos um dos seus filhos tornassem padre ou freira.
Os homens eram mandados para os mosteiros e conventos que só eram destinados a homens, muitos queriam ficar nos conventos que se situavam nas cidades, mas muitos pretendiam ficar longe da cidade e iam para os mosteiros mas outros eram obrigados a ir para os mosteiros porque os conventos estavam cheios.


Acontecia igualmente ás mulheres que iam para mosteiros e conventos destinados a mulheres, algumas vezes porque queriam, mas havia outras que eram obrigadas pelo pais, por vezes a razão era de uma paixão proibida, mas outras porque os pais queriam a sua filha na igreja.
Também havia conventos e mosteiros que aceitavam tanto homens como mulheres, mas cada um estavam em divisões separadas, só estavam juntos em horas de orações e horas de alimentações.


Os homens que iniciavam a vida do clero, ficavam nos mosteiros e dos conventos e quando estivessem preparados eram mandados para lugares distantes ou para perto de casa para espalhar a doutrina e outros eram mandados para igrejas de um certo local para rezar à comunidade desse local.


As mulheres no fim da preparação ensinavam conhecer a religião aos jovens e crianças, desenvolviam obras de caridades e participações ativas em várias áreas sociais.
Mas muitas mulheres viviam enclausuradas para o resto da vida, mas outras viviam enclausuradas até acharem que estão prontas para sair dessa clausura.
Tanto homens como mulheres tinham os suas próprias roupas dependendo da ordem religiosa.




Marcos Martins

Comentários