História de Portugal - O reinado de D. Afonso III


Antes da guerra civil, D. Afonso foi viver para França porque sendo o segundo filho não tinha direito ao trono, em 1235, casou-se com Matilde II, Condessa de Bolonha, tornando-se Conde de Bolonha.
Em 1246, começou a guerra civil, dois anos depois, D. Sancho II morreu em Toledo, sendo o único herdeiro foi coroado rei de Portugal.
Ao tornar-se rei de Portugal, D. Afonso III abdicou de Bolonha e separou-se de Matilde para se casar com Beatriz de Castela.


Para não cometer o mesmos erros do irmão, o rei prestou mais atenção à classe média, ouvindo as suas queixas.
D. Afonso III distribuiu alcaides pelos castelos e juízes pelas vilas e terras de Portugal.
Em 1249, D. Afonso III conquista Faro incorporando ao reino de Portugal.
Em 1254, D. Afonso III convocou a primeira reunião das cortes em Leiria. O rei apresentou uma legislação que restringia a possibilidade da classe alta cometer abusos às restantes classes sociais e concedeu inúmeros privilégio à igreja.
D. Afonso III durante o reinado fundou várias vilas e passou que algumas vilas se tornassem cidades através à carta foral.
Em 1255, transferiu a capital do reino para Lisboa.
Em 1267, foi assinado o tratado de Badajoz para determinar a fronteira no Guadiana.
Em 1277, D. Afonso III foi excomungado pelo Papa Gregório X.


Em 1279, Afonso III jurou obediência à igreja, nesse mesmo ano acabou por morrer e face à atitude do rei antes da morte, o abade de Alcobaça levantou a excomunhão e o rei foi sepultado no mosteiro de Alcobaça.



Marcos Martins



Comentários