História de Portugal - D. Dinis, o Lavrador 1ª parte


D. Dinis como herdeiro do trono de Portugal, começou desde cedo a ser envolvido na vida politica portuguesa, em 1279 toma posse do trono com uma situação instável.


No inicio foi confinado a um conselho de regência chefiado pela mãe, mas D. Dinis tirou-a do lugar e retirando qualquer participação na governação, este conflito levou o seu avô, Afonso X de Castela, a encontrarem-se em Badajoz, mas D. Dinis rejeitou. D. Beatriz acabou por voltar para Castela.
Nos primeiros anos, D. Dinis teve de enfrentar a oposição do irmão mais novo, Infante Afonso, porque este reclamava direito ao trono, porque D. Dinis tinha nascido o pai ainda era casado com Matilde II, condessa de Bolonha, mas a reclamação não foi válida porque o casamento dos pais foi validada quando o Infante ainda não tinha nascido.


Em 1281, o infante Afonso construiu uma muralha à volta da vila de Vide, isso levou a D. Dinis enviar um exercito mas o infante acabou por fugir para Sevilha.
Em 1282 D. Dinis casou-se com Isabel de Aragão, que no futuro viria a tornar-se santa, com o casamento D. Dinis deu à esposa doze castelos e três vilas.






Marcos Martins 

Comentários