Lugares abandonados - Termas Águas Radium


As termas das Águas Radium ou Hotel Serra da Pena foi criado no inicio do século XX devido aos rumores que a água curava problemas físicos e mentais, essa água continha radioatividade numa altura que não se  sabia os efeitos maléficos que a radioatividade provocava.


Conta a lenda que as termas foi construída pelo conde espanhol Don Rodrigo, porque as águas radioativas tinha curado uma doença de pele que a filha provocava.
Ao que se sabe, em 1922 foi obtido um alvará para a exploração de três nascentes perto das termas, em 1926, um jornal regional falou pela primeira vez do hotel, que teria a capacidade para 150 pessoas.
Em 1927, num congresso em Lyon, as Águas Radium foram considerada as águas mais radioativas do mundo.
Por essa altura as farmácias vendiam as águas radioativas engarrafada.




Nos anos 30, as termas foram vendida a ingleses, após a venda foi quando se falou da possibilidade da radioatividade provocar efeitos nocivos para a saúde, em 1936, deixou de haver publicidade das Águas Radium nos jornais, mas com a chegada da 2ª guerra mundial e ao perceber-se dos efeitos devastadores da radioatividade, em 1945, as termas fecharam.
Em 1951, as termas reabriu, mas quatro anos depois faliu.
Atualmente as termas pertencem a António Lopes, que tem o plano reconverter o espaço num hotel de cinco estrelas, com um campo de golfe com 18 buracos e dois aldeamentos turísticos, este projeto já foi aprovado mas para já nada foi feito.

Algumas imagens das termas









Marcos Martins


Comentários