Investigação M87 - IURD, a igreja do pecado


Em 1977, a Igreja Universal do Reino de Deus foi criada por Edir Macedo e Romildo Ribeiro com intenção a espalhar uma nova igreja evangélica, durante o tempo a Igreja Universal foi aumentando os seus seguidores, com o dinheiro que os seguidores davam, os fundadores criaram estações de rádio e um canal de televisão, mas a ambição de terem mais dinheiro fizeram os bispos e pastores a lançar novas leis.
Em primeiro lugar, o bispo Macedo lançou a lei que todos os seguidores da IURD tinham de dar dez por cento do seu vencimento mensal, em segundo lugar, em cada igreja da IURD davam um envelope vazio para que as pessoas colocassem dinheiro, mas a IURD avisavam às pessoas que só aceitavam notas, no fim das cerimónias os bispos e pastores juntavam-se e dividiam o dinheiro não deixando nenhum dinheiro para a igreja.
Para incentivar as pessoas a seguir a IURD, os pastores combinavam com uma pessoa de confiança para fazer de doentes ou fazer que estavam possuídos pelo demónio em troca davam dinheiro, na cerimónia os pastores chamavam a pessoa e enganavam as pessoas com os falsos milagres.
As pessoas que precisavam de ajuda financeira para cuidar os filhos, os pastores diziam às pessoas para deixar as crianças num lar pertencentes a eles, depois das crianças estarem no lar os bispos adotavam as crianças sem as mães saberem, quando as mães iam ao lar descobriam que as crianças tinham sido roubadas.
Houve vários episódios polémicos envolvendo a IURD, um bispo a andar aos pontapés e aos murros na estátua da Nossa Senhora da Aparecida, o bispo Macedo foi preso e incentivava as pessoas para não terem filhos.
A igreja universal foi acusada de charlatanismo, de estelionato, de lesão à crendice popular, de formação de quadrilha, de lavagem de dinheiro e se adoção ilegal.

Comentários