- Obter link
- X
- Outras aplicações
- Obter link
- X
- Outras aplicações
No século VIII a Península Ibérica estava a ser controlada pelos muçulmanos, os refugiados cristãos decidiram unir-se para formar uma força militares revoltarem-se contra os mouros (nome dado aos muçulmanos) e confronta-los.
Em 722 ocorreu a primeira batalha de reconquista entre os cristãos e os mouros na batalha de Covadonga, em Covadonga, nas Astúrias comandada por Pelágio.
A partir dessa batalha, os cristãos iam reconquistando para sul, os cristãos decidiram formar pequenos reinos, o primeiro reino a ser formado foi o Reino das Astúrias reinado pelo rei Pelágio.
O segundo reino a ser formado foi o Reino de Navarra reinado pelo rei Iñigo Arista em 810.
Em 910 o Reino das Astúrias passa a ser designado pelo Reino de Leão.
Nesse mesmo ano nasce o Reino de Galiza, quatro anos mais tarde o Rei de Galiza, Ordonho proclama-se como Rei de Leão unindo os reinos.
Em 925, Ramiro II se auto proclamou como Rei das terras portucalense (não confundir com rei de Portugal), em 930 Ramiro II revolta-se contra o irmão Afonso IV de Leão e se torna rei de Leão.
Nesse mesmo ano o Reino de Leão cria o Condado de Castela.
Em 1035, Ramiro de Aragão cria o Reino de Aragão.
Em 1037, Fernando I, Conde de Castela conquistou o Reino de Leão, tornando-se rei de Leão.
Em 1065, com a morte de Fernando I, os territórios são divididos pelos filhos, Sancho ficou com Castela, Afonso ficou com Leão e Garcia ficou com Galiza, Sancho decidiu criar o Reino de Castela, apos isso combinou com o irmão Afonso para atacarem o irmão e conquistar o Reino da Galiza, eles conquistaram e dividiram o território da Galiza, mas mesmo com isso Sancho não estava satisfeito declara guerra a Sancho mas este acaba assassinado, com a morte do irmão Afonso VI toma posse do Reino de Castela.
Afonso VI de Leão, cria o Condado Portucalense e dá o poder ao conde Henrique de Borgonha, pai de D. Afonso Henriques.
Marcos Martins
Comentários
Enviar um comentário