História de Portugal - As conquistas de D. Afonso Henriques


A primeira promessa de D. Afonso Henriques como rei foi conquistar território ocupados pelos mouros.
Em 1142, D. Afonso Henriques e os seus soldados reconquistaram Leiria, mandando reconstruir e reforçar o castelo, com essa reconquista D. Afonso Henriques via naquele castelo um apoio para conquistar território a sul de Leiria.



Em 15 de Março de 1147, D. Afonso Henriques e os seus soldados atacaram o Castelo de Santarém num ataque noturno, os Mouros sem estar à espera fugiram para sul dando a vitória a D. Afonso Henriques, mas este tinha outro plano conquistar Lisboa, mas tinha falta de soldados para ser um êxito, foi quando apareceram cruzados de outros reinos para apoiar o ataque.


D. Afonso Henriques deu a ideia de fazer um cerco por terra e por mar, então assim fizeram, os soldados de  D. Afonso Henriques atacaram por terra enquanto os cruzados atacaram por mar.
No dia 1 de Julho de 1147, as forças reuniram na foz do rio Tejo, o primeiro objetivo era destruir a muralha para invadir a cidade, ao longo do tempo várias pessoas morriam e se feriam, três meses depois as forças de D. Afonso Henrique conseguiram destruir a muralha e entraram na cidades, os mouros enfraquecidos pela batalha, pela fome e pelas doenças, no dia 20 de Outubro de 1147, se retirou da cidade, só no dia seguinte é que as forças de D. Afonso Henriques entrou na cidade conquistando-a.


Durante o cerco a Lisboa, D. Afonso Henrique e algumas tropas seguiram o rio Tejo e em Sacavém travou uma batalha contra os mouros junto à ponte romana, no fim D. Afonso Henriques e as suas tropas venceram.
Após o cerco D. Afonso Henriques conquistaram Almada, Palmela, Alcácer do Sal, Tomar, Évoramonte, Beja, Évora, Serpa e Moura.



A ultima batalha de D. Afonso Henriques foi em Badajoz, a batalha já tinha começado por Geraldo Geraldes um salteador de confiança de D. Afonso Henriques, o rei e a sua tropa dirigiram-se para a batalha, quando chegaram ultrapassaram uma muralha, os mouros se fecharam no castelo, de repente as forças portuguesas foram forçados a fugirem porque as forças de Leão também tinham chegado para conquistar Badajoz e estavam em maior numero.
Durante a fuga, D. Afonso Henriques caiu do cavalo e partiu o fémur, os soldados de Leão sem saber de quem se tratava fizeram D. Afonso Henriques prisioneiro, quando os soldados chegaram ao castelo do Rei de Leão ao ver que era seu sogro e estava ferido, tratou dele e foi libertado após uma troca em dinheiro, depois D. Afonso Henriques esteve nas termas de São Pedro do Sul, mas nunca recuperou.
Em 1185, D. Afonso Henriques faleceu, atualmente o tumulo no Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra.





Marcos Martins 

Comentários