Hoje iremos falar de uma rainha de Portugal que se tornou santa por causa da sua caridade para os pobres e também é conhecida pelo milagre das rosas, hoje falaremos da Isabel de Aragão ou como é conhecida pelos portugueses, Rainha Santa Isabel.
Isabel de Aragão nasceu no dia 4 de Janeiro de 1271, em Saragoça ou em Barcelona, no reino de Aragão, durante a sua infância viveu em Barcelona.
Aos 11 anos, Isabel de Aragão casou-se por procuração com o rei de Portugal, D. Dinis, em Barcelona, passado um mês, quando retificaram o tratado de casamento, Isabel de Aragão viajou para Portugal, entrando por Bragança e seguindo em direção de Trancoso, para celebrar a Boda.
Nos primeiros tempos os dois viveram em Trancoso, Guarda e Viseu, depois foram viver para Coimbra e por muitas vezes residiam em Leiria.
Isabel de Aragão e D. Dinis tiveram dois filhos, em 1290 nasceu Constança e no ano seguinte nasceu Afonso, o herdeiro do trono português.
Isabel de Aragão ficou conhecida por ser uma rainha piedosa, passando os seus tempos a rezar e a ajudar os pobres, foi nessa altura que que surgiu o milagre das rosas, num dia de Janeiro a rainha saiu do castelo de Leiria com pães metidos no regaço, no caminho cruzou-se com D. Dinis, o rei perguntou o que ela levava no regaço, a rainha disse que era rosas, o rei sabendo que era janeiro e que naquela não havia rosas, pediu para a rainha mostrar as rosas, a rainha expôs o regaço que continha rosas.
Para além da sua ajuda aos pobres, a rainha ficou conhecida por ser uma rainha da paz, esteve por diversas ocasiões em Aragão para visitar a família e em 1323 Isabel de Aragão, interrompeu uma possível batalha entre D. Dinis e o seu filho Afonso.
Em 1325, D. Dinis morre e passado uns tempos a Rainha faz uma peregrinação a Santiago de Compostela montada em um burro.
Após a peregrinação, Isabel de Aragão recolheu-se no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha em Coimbra, vestindo o hábito de freira mas não fez os votos.
Em 1336, a rainha saiu do mosteiro mudando-se para Estremoz, local onde viria morrer pouco tempo depois.
Após a sua morte a rainha deixou escrito em testamento que queria ser sepultada no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, durante a viagem para Coimbra, o sol estava muito quente e o caixão começou a abrir fendas, do interior saiu um liquido, as pessoas que transportavam pensavam que era do corpo estava a entrar e decomposição mas o liquido tinha um odor suave.
Em 1516, Isabel de Aragão foi beatificada e em 1625, foi canonizada tornando-se a Rainha Santa Isabel ou Rainha Santa.



Comentários
Enviar um comentário