Personalidades - Geraldo Sem Pavor


Hoje iremos falar de uma pessoa que foi muito importante na reconquista do Alentejo aos mouros, durante o século 12, o nome dele era Geraldo Geraldes. ficando conhecido como Geraldo Sem Pavor.
Não se sabe o local e a data do nascimento de Geraldo Sem Pavor, uns dizem que ele era natural de Santarém e outros dizem que ele era de Ceuta.
Ainda jovem, Geraldo foi capturado por mulçumanos, levado para os seus territórios e foi vendido como escravo, durante o período que esteve como escravo aprendeu a falar árabe e certo dia conseguiu fugir.
Ao chegar à fronteira, juntou um bando e começou a saltear gado e aldeias, depois a justiça portuguesa começou a procurar pelo bando, posteriormente o bando começou a atacar castelos mulçumanos durante a noite, isso levou a D. Afonso Henriques chamar Geraldo e o seu bando para perdoar os seus crimes e em troca o bando atacavam o território dos mulçumanos.


No início de 1165, Geraldo Sem Pavor vai em direção a Trujillo, com objetivo de conquistar a cidade aos mouros, no caminho passa por perto de Évora e nota que a cidade estava mal guardada, Geraldo avança para Trujillo e conquista a cidade.
Depois de conquistar a cidade, Geraldo propôs ao seu bando para conquistar a cidade com um ataque noturno, no início o bando rejeitou mas Geraldo os convenceu, durantes alguns meses o bando observou a cidade.
Numa noite de Setembro ou Outubro, Geraldo escala uma torre atalaia perto de Évora e mata uma sentinela que guardava a entrada da cidade, o bando se divide, uma parte do bando esconde-se e outra parte vão para a muralha para provocar os mulçumanos, os mouros dão alerta e um grande grupo de soldados perseguem os homens de Geraldo, foi nesse momento que o restante bando cercam os mulçumanos e derrotam os soldados que estavam a persegui-los, depois o bando de Geraldo entram na cidade, alguns cidadãos tentaram impedir a conquista, mas o bando de Geraldo conquista Évora.
Os mulçumanos regressou para recuperar a cidade, mas as força de Geraldo vence os mulçumanos, Geraldo informou a D. Afonso Henriques que conquistou Évora e o rei nomeou como alcaide de Évora.
Em Dezembro, o bando de Geraldo Sem Pavor conquista Cáceres, em 1966 o bando conquista a província de Montánchez, Serpa e Juromenha, nos anos seguintes Geraldo conquista várias zonas para proteger Évora, entre elas foram Monsaraz e Moura.


Em 1969, Geraldo Sem Pavor depois de uma tentativa de invadir Badajoz, Geraldo propôs a D. Afonso Henriques que invadissem em conjunto Badajoz, o rei ficou animado com a proposta e ele foi com o bando de Geraldo para Badajoz.
Em Badajoz, os soldados Portugueses foram cercados pelas tropas de Leão, que também queriam a cidade para eles, nesse cerco D. Afonso Henriques acabou ferido e Geraldo acabou por ser feito prisioneiro pelas forças de Leão, então Geraldo propôs que Leão ficasse com quatro territórios em troca da liberdade, o rei aceitou.
Posteriormente, Geraldo e seu bando conquistou vários locais conseguindo chegar a Beja.
Nos anos 1176 e 1177, o bando de Geraldo chegou a fazer serviços para Marrocos mas a sua lealdade por Portugal, obrigou o califa a mandar executar Geraldo Sem Pavor e o seu bando, o bando foram espalhados por Marrocos e Geraldo Sem Pavor acabou por ser executado em Marraquexe.
Nos dias de hoje, o nome de Geraldo Sem Pavor está a ser usados para praças e ruas do Alentejo.

Comentários