- Obter link
- X
- Outras aplicações
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Estávamos em no dia 3 de Janeiro de 1960, o forte de Peniche local de uma prisão de alta segurança, era o local onde as pessoas que eram contra o regime eram presas, Álvaro Cunhal, Jaime Serra e Joaquim Gomes eram três das pessoas que estavam detidas contra o regime.
Nessa tarde Pires Jorge, António Pires Lourenço, Octávio Pato, Rui Perdigão e o ator Rogério Paulo executaram o plano de fuga para Álvaro Cunhal, Jaime Serra e Joaquim Gomes.
Rogério Paulo conduziu um carro com a mala destrancada para a frente do Forte, então Álvaro Cunhal, Jaime Serra e Joaquim Gomes começaram a fuga.
Um dos três prisioneiros neutralizou o carcereiro com uma seringa com anestesia, Jorge Alves, um dos sentinelas que estava a par da fuga, distraí os restante sentinelas e Álvaro Cunhal, Jaime Serra e Joaquim Gomes conseguem passar.
O plano seguinte era sair da prisão para o exterior, Álvaro Cunhal, Jaime Serra e Joaquim Gomes encontram uma arvore no exterior junto à muralha, eles usam lençóis para fazer de corda, os três vão para dentro de um fosso e depois saltaram um muro e chegaram para chegar ao exterior, onde carros que aguardavam por eles, eles entraram nos carros concluindo a fuga.
Álvaro Cunhal, Jaime Serra e Joaquim Gomes fugiram para casas clandestinas, Álvaro Cunhal foi para a casa de Pires Jorge e posteriormente partiu para a União Soviética, Jaime Serra escondeu-se em um lugar incerto no interior de Portugal e Joaquim Gomes continuou com clandestinidade contra ao regime.
Jorge Alves, o guarda que ajudou na fuga, fugiu para a Roménia até ao 25 de Abril.



Comentários
Enviar um comentário