Para conhecermos a origem de Portugal temos de recuar até ao nascimento do Condado Portucalense em 1096, o Reino de Leão elegeu Henrique de Borgonha como conde, o conde era casado com D. Teresa, com quem teve seis filhos, o filho homem mais velho acabou por falecer com quatros anos de idade, quando a rainha D. Urraca rainha de Castela e Leão (meia irmã de D. Teresa) casou-se com D. Afonso I de Aragão, após enviuvar do primeiro marido, Henrique de Borgonha declarou independência do Condado Portucalense, em 1112, Henrique de Borgonha faleceu, para sucede-lo deveria ser o filho mais velho D. Afonso Henriques, mas devido à menor idade D. Teresa ficou a governar o Condado.
A meia irmã Urraca de Castela e Leão invadia o Condado Portucalense sem hipóteses as forças de D. Teresa recuavam desde a margem esquerda do Rio Minho, até que D. Teresa se fechou no Castelo do Lanhoso, na Póvoa do Lanhoso, quando o castelo estava cercado por tropas de D. Urraca e em posição inferior, D. Teresa e D. Urraca negociaram o Tratado do Lanhoso para manter o Condado Portucalense a salvo.
Depois de D. Urraca morrer D. Teresa aliou-se ao conde Fernão Peres de Trava, um nobre galego importante, durante essa aliança ambos tiveram duas filhas, esta aliança opôs os nobres do condado e Afonso Henriques contra ela.
Em 1122, Afonso Henriques armou-se cavaleiro em Zamora para assegurar o seu domínio no condado, com diferentes pontos estratégicos mãe e filho entraram em conflito.
Em 1122, Afonso Henriques armou-se cavaleiro em Zamora para assegurar o seu domínio no condado, com diferentes pontos estratégicos mãe e filho entraram em conflito.
Em 1128, em Guimarães, mãe e filho confrontaram-se na batalha de S. Mamede pelo destino do condado, essa batalha deu a vitória a D. Afonso Henriques, D. Teresa acabou por desistir do poder e o filho acabou por prender a mãe no Castelo de Lanhoso, acabando por morrer dois anos depois.
D. Afonso Henriques pretendia que o condado tornasse um reino e para isso acontecer queria reconquistar mais territórios ocupados pelos mouros e começou a batalhar contra os mouros na fronteira mais a sul do Condado Portucalense e contra os galegos a norte do Condado Portucalense.
Para não perder territórios para os mouros, em 1135, D. Afonso Henriques mandou construir um castelo entre Coimbra e Santarém num alto dum monte um pouco a sul do rio Liz, a essa região chamou Leiria, no comando do castelo D. Afonso Henriques colocou o senhor D. Paio Guterres, Leiria acabou por sendo povoada de seguida, em 1937, Leiria foi invadida por mouros aproveitando que D. Afonso Henriques estava a tentar conquistar território na Galiza, após tentar resistir D. Paio Guterres e os seus homens se retiraram de Leiria.
Ao saber da invasão, em 1139, D. Afonso Henriques decidiu atacar território dos mouros, foi na Batalha de Ourique que tudo começou, nessa batalha os mouros estavam em maioria, para além dos soldados mulheres e escravos estavam ao lado dos mouros mas no final essa batalha deu a vitória às tropas de D. Afonso Henriques.
Após a vitória D. Afonso Henriques auto proclamou-se rei dos portucalense.
Em 1143, o Condado Portucalense e Reino de Leão assinaram um tratado no qual dava a independência do Condado Portucalense.
D. Afonso Henriques mudou o nome do Condado Portucalense para o reino de Portugal.



Comentários
Enviar um comentário