Factos de Portugal - O Misterioso Centum Cellas


No Monte de Santo Antão, em Belmonte, podemos encontrar o monumento mais misterioso de Portugal as pessoas deram-lhe o nome de Centum Cellas.
Até agora as pessoas não sabem quem é que construiu essa torre e o que foi o motivo dessa construção, muitos acham que aquela construção era uma prisão, outras dizem que a torre era uma armazém de um comerciante romano ou a própria casa do comerciante, outros dizem que a construção poderá ser mais antiga do império Romano, podendo ser uma construção Inca, Aztecas ou Judeus Sefarditas devido ao tipo de construção do monumento.


Este monumento tem uma lenda, chamada a Lenda de São Cornélio.
Diz a lenda que no Centum Cellas, no século III esteve preso São Cornélio um antigo Papa que teve um pontificado de dois anos, durante o pontificado acabou por ser preso por homem do imperador Treboniano Galo e foi morto, consta-se que tenha sido decapitado, por causa dessa lenda o monumento passou a ser conhecido por Torre de São Cornélio.
No século III a torre sofreu um incêndio que afetou todo o edifício e obrigou a fazer diversas modificações.


Quando Portugal se tornou um Reino, foi construído mais um piso com o objetivo de se tornar um ponto de vigia fronteiriça.
Em 1188, o lugar recebeu uma carta foral, mas em 1198 perdeu a carta foral para Belmonte.
Em 1927, o Centum Cellas se tornou monumento nacional.

Comentários