Factos de Portugal - Acidente aéreo do Funchal


O aeroporto da Madeira é um dos aeroportos mais perigosos do mundo, devido à localização da sua pista próxima do mar, da pista ser curta e devido ao vento que se sente nos dias de turbulência.
No dia 19 de Dezembro de 1977, o mau tempo fazia sentir no Funchal, e um avião da TAP estava escalado para fazer a viagem de Bruxelas ao Funchal, passando por Lisboa, às 9 horas e 24 minutos o avião comunica à torre de controle do aeroporto da Madeira que se estava a aproximar-se e se tinha autorização de aterragem, mas a torre de controle nega a aterragem devido à falta de visibilidade devido à chuva e ao vento que se sentia na pista, o avião dá uma volta para ver se o tempo acalmava.


Mais tarde uns minutos o comandante do avião tenta pousar mais uma vez, mas a falta de visibilidade obriga que aborta-se a aterragem, o comandante iria tentar mais uma vez, mas se não conseguisse o avião teria de dirigir para Las Palmas.
Ás 9 horas e 47 minutos, o vento tinha acalmado e por isso já havia condições de aterragem, o avião pousou na pista mas a água da pista fez o avião deslizar, acabando por sair da pista e caindo numa ponte fora do aeroporto.
Na queda o avião se partiu a dois e explodiu, acabando por matar 131 pessoas e ferindo 33 pessoas entre passageiros e tripulantes.


Como consequência a pista do aeroporto da Madeira foi aumentado dos 1600 para 1800 metros e em 2000 o aeroporto foi aumentado para 2781 metros para isso foi acrescentado 180 pilares no mar.
Nos dias de vento os aviões ainda têm dificuldade de aterrar, quando não há condições os aviões são desviados para outros aeroportos.

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