7 lugares a visitar no Parque Nacional da Peneda-Gerês


1 - Castro Laboreiro


Localizado no concelho de Melgaço, Castro Laboreiro é uma pequena vila serrana que fica no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Castro Laboreiro é o segundo lugar habitável mais alto de Portugal e além disso no inverno é um dos lugares que a neve está presente.
Castro Laboreiro possui várias pontes que são da época romana e da idade média, vários lugares arqueológicos e possui um castelo que está em ruínas.
Para além disso Castro Laboreiro possui uma raça de cães com o nome da aldeia.

2 - Soajo


Soajo é outra pequena vila localizada no Parque Nacional da Peneda-Gerês, mais precisamente no concelho dos Arcos de Valdevez.
Soajo é conhecida pelo conjunto de espigueiros que é formado por 24 espigueiros numa eira comunitária, os espigueiros são todos formados de pedra e os espigueiros foi classificado como Imóvel de Interesse Público.
Soajo já foi sede de concelho de 1514 até aos meados do século XIX, nessa altura deixou de ser vila e se tornou aldeia, mas em 2009 voltou a ser vila.

3 - Santuário de Nossa Senhora da Peneda


No concelho dos  Arcos de Valdevez podemos encontrar um dos três santuários situado no Gerês que se trata do Santuário da Nossa Senhora da Peneda.
O santuário foi construído entre os finais do século XVIII e o século XIX, sendo terminada em 1875, no santuário podemos encontrar uma escadaria com 20 capelas com cenas da vida de Cristo e diante a igreja encontra-se o escadório das virtudes, com as estátuas representando a fé, a esperança, a caridade e a glória.
A grande festa em honra da Nossa Senhora da Peneda realiza-se na primeira semana de Setembro, com um dia dedicado aos romeiros galegos.
Muitas pessoas são devotas da Nossa Senhora da Peneda, fazendo muitas promessas à santa, muitos peregrinos fazem as promessas a pé, a maioria das pessoas são residentes no Alto Minho.

4 - Lindoso



Em Ponte da Barca podemos encontrar uma aldeia que é uma das 7 maravilhas de aldeias de Portugal e também é um dos lugares que os portugueses devem visitar.
Até ao início do século XIX, Lindoso foi sede de concelho mas desde então Lindoso deixou de ser sede de concelho e deixou de ser vila para se tornar aldeia.
Lindoso possui mais de cinquenta espigueiros de granito numa eira comunitária e um castelo medieval, mas a data da sua construção é desconhecida.
Para além destas construções, Lindoso possui a barragem mais alta do norte do pais que se trata da barragem do Alto do Lindoso.

5 - Santuário da Nossa Senhora da Abadia


Na freguesia de Santa Maria do Bouro, podemos encontrar o Santuário da Nossa Senhora da Abadia, um santuário que está escondido na Serra do Gerês, cercado por uma vegetação verde.
O Santuário da Nossa Senhora da Abadia é considerado por muitos o mais antigo santuário mariano, que teria sido construído entre os séculos VII e VIII, que naquele tempo era um santuário primitivo.
No século XVIII foi construído o templo atual, substituindo a ermida medieval.
Em 2016 o Santuário foi classificado como imóvel de interesse público.
No santuário podemos encontrar uma gruta que no interior se encontra uma imagem da Nossa Senhora da Abadia e um museu.
A principal romaria do santuário ocorre no dia 15 de Agosto.

6 - Santuário de São Bento da Porta Aberta


A poucos quilómetros do Santuário da Nossa Senhora da Abadia podemos encontrar o Santuário de São Bento da Porta Aberta, que é o segundo maior e mais visitado santuário de Portugal, recebendo uma média de dois milhões e meio de peregrinos, vindo de todo o país, em 2015 o santuário foi elevado a basílica menor, para além da igreja podemos visitar a cripta.
Em 1615 foi construída uma capela dedicada a São Bento, que durante 265 anos, recebeu muitos devotos e em 1880 iniciou-se obras para construir o atual santuário, concluídas em 1895.
Durante o século XX o santuário recebeu milhões de peregrinos por ano, construindo algumas infraestruturas, como parque de estacionamentos, pequenos estabelecimentos comerciais e um hotel.
Em 2002 foi inaugurado a Cripta de São Bento da Porta Aberta, que fica próximo da igreja e em volta do recinto podemos encontrar azulejos com a vida de São Bento.

7 - Pitões da Júnias


Pitões da Júnias é uma aldeia situada no concelho de Montalegre no distrito de Vila Real, e é uma aldeia conhecida pelo antigo mosteiro de Santa Maria da Júnias e a Cascata de Pitões da Júnias.
O Mosteiro de Santa Maria das Júnias, é mais um mosteiro que ficou em ruínas por causa da extinção das ordens religiosas.
O mosteiro situa-se no fundo de um vale, junto a um rio, para lá chegar as pessoas deixam os veículos num parque de estacionamento e caminhar cerca de 350 metros para lá chegar, muitos podem aproveitar zona verde ao redor para acampar.
A igreja é o único edifício que permaneceu intacto e anualmente é palco de uma romaria, mais precisamente no dia 15 de Agosto, nesse dia as pessoa têm oportunidade de conhecer a igreja.

Comentários